Mundial de Ginástica: Caio Souza e Diogo Soares se aproximam da final

Publicado:

Caio Souza e Diogo Soares deram um ótimo início à participação do Brasil no Mundial de Ginástica Rítmica. O evento começou na madrugada deste domingo e vai até a próxima quinta-feira. Ambos os atletas mostraram desempenho sólido nas classificatórias e estão a um passo de garantir a vaga na final.

Depois de três anos afastado dos mundiais por lesões, Caio Souza teve apresentações seguras. Ele somou 13.700 pontos nas barras paralelas, 13.733 na barra fixa e 13.100 no solo. No cavalo com alças, seu desempenho foi um pouco abaixo, com apenas 11.000 pontos. A equipe técnica tentou contestar a nota de dificuldade, que foi fixada em 3.700, mas o recurso não foi aceito.

Nos aparelhos de argolas, Caio se destacou com um triplo mortal perfeito, conseguindo 14.333 pontos. Apesar de uma queda no salto, ele terminou o dia com um total de 79.166 pontos na classificação geral.

Diogo Soares, que já foi finalista nos Jogos Olímpicos de Paris, teve passagens seguras, somando 13.366 nas barras paralelas, 13.866 na barra fixa, 13.533 no solo e 13.133 no cavalo com alças. Ele também recebeu 12.400 nas argolas e 12.500 no salto, totalizando 78.798 pontos, ficando logo atrás de Caio na classificação geral.

Ausência de Rebeca

A competição, que ocorre em Jacarta, na Indonésia, reúne 80 países. Porém, uma grande ausência é a de Rebeca Andrade, que decidiu não participar para focar na recuperação. Após os Jogos de Paris 2024, ela planeja voltar para disputar os Jogos de Los Angeles 2028. Jade Barbosa também não estará presente, já que está grávida de sua primeira filha, Eva.

Brasileiros na disputa

Mesmo sem Rebeca e Jade, o Brasil conta com outros grandes nomes. No feminino, Flávia Saraiva, Júlia Soares, Júlia Coutinho e Sophia Wiesberg estão na luta por medalhas. Sophia e Júlia Coutinho foram medalhistas no Campeonato Brasileiro da modalidade.

No masculino, os representantes incluem Arthur Nory, Caio Souza, Diogo Soares, Vitaliy Guimarães e Tomás Florêncio, que substitui o lesionado Yuri Guimarães.

Destaques do Mundial

Entre as ausências, Simone Biles é uma das mais notórias e deixou no ar sua participação nos Jogos de Los Angeles. O Mundial de 2025, no entanto, contará com seis campeões olímpicos. Os japoneses Oka Shinnosuke e Hashimoto Daiki são os grandes destaques, ambos com quatro medalhas em competições anteriores. Da China, Zhang Boheng e Zou Jingyuan também são esperados no pódio.

Entre as mulheres, Angelina Melnikova, que já possui quatro medalhas olímpicas e sete mundiais, e a chinesa Zhou Yaqin também se destacam e devem ser desafiadas pelas brasileiras.

A competição está sendo transmitida por SporTV, CazéTV e Canal Olímpico do Brasil no YouTube.

O que você achou da performance dos atletas brasileiros? Deixe sua opinião nos comentários e vamos discutir sobre as expectativas para as próximas apresentações!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A atualidade política em Vieira (por Gustavo Krause)

A corrida eleitoral para 2026 já começou. Os potenciais candidatos estão ajustando seus discursos e ações com o objetivo de conquistar os votos...

Israel bombardeia Gaza e acusa violação de trégua pelo Hamas, que nega

Neste domingo (19/10), Israel lançou ataques na Faixa de Gaza, enquanto acusa o Hamas de ter violado o cessar-fogo e atacado suas tropas....

Envenenamento: polícia vai exumar corpo de namorado de “serial killer”

A Polícia Civil de São Paulo (PCSP) solicitou a exumação do corpo de Hayder Mhazres, um tunisiano de 21 anos. O...