Gaston Brito Miserocchi/Getty Images

Rodrigo Paz, do Partido Democrata Cristão, foi eleito presidente da Bolívia no último domingo, 19 de outubro. Essa foi a primeira votação de segundo turno na história do país, marcando o fim de duas décadas de governos de esquerda.
Em um cenário de crise econômica, escassez de combustíveis e inflação em alta, o senador Rodrigo Paz (centro-direita) e o ex-presidente Jorge Quiroga (direita) disputaram acirradamente os votos de uma população que clama por mudança e estabilidade. Paz conquistou 54,5% dos votos com 91,2% da apuração finalizada.
Os dois candidatos foram os mais votados nas eleições gerais de agosto, mas ninguém alcançou a maioria necessária para vencer no primeiro turno. O ex-presidente Evo Morales, que tinha um mandado de prisão contra si, optou por votar nulo, expressando seu descontentamento com o atual cenário político.
O atual presidente, Luís Arce, desistiu de buscar a reeleição em meio à crise vivida na Bolívia. Para essa nova eleição, foi utilizado o mesmo cadastro da votação anterior, contando com 7,6 milhões de eleitores na Bolívia e 370 mil no exterior.
Com mudanças e novos desafios à frente, a escolha de Rodrigo Paz poderá definir o futuro político e econômico da Bolívia. O que você achou dessa eleição? Compartilhe suas opiniões nos comentários.
Compartilhe esse artigo:
Facebook Comments