Com crise do metanol, vendas em bares e restaurantes caem em setembro

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Setembro foi um mês difícil para bares e restaurantes, com uma queda significativa nas vendas. Essa diminuição se deu em meio à preocupação dos consumidores sobre a contaminação de bebidas alcoólicas por metanol.

Dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), em parceria com a Stone, mostram que as vendas do setor caíram 4,9% em setembro em relação ao mês anterior. Comparando com o mesmo período de 2022, a queda foi de 3,9%, interrompendo três meses de estabilidade.

Desempenho por Estados

A pesquisa do Índice Abrasel-Stone revelou que apenas dois dos 24 estados monitorados tiveram crescimento nas vendas: Maranhão (+2,6%) e Mato Grosso do Sul (+1%).

Em contrapartida, entre os 22 estados que apresentaram queda, Roraima teve a maior redução, com -11,5%. Outros estados com grandes recuos incluem Pará (-9,9%), Rio de Janeiro e Santa Catarina (-7,6%), além de Paraíba e Sergipe (-7%). As quedas em outros estados foram notáveis, com São Paulo apresentando uma diminuição de 2,7%.

Impactos da Inflação e Crise do Metanol

O economista Guilherme Freitas, da Stone, aponta que essa queda se deve a um ambiente desafiador para o setor de alimentação. A inflação, especialmente no ramo, foi uma das principais responsáveis. O índice de inflação da alimentação fora de casa foi de 8,24% no último ano, acima do IPCA de 5,17%.

Embora o mercado de trabalho ainda apresente bons resultados, o crescimento de vagas formais desacelerou. O endividamento das famílias continua alto, limitando a renda disponível para consumo de itens como refeições fora de casa.

Segundo Freitas, a crise do metanol trouxe uma insegurança adicional ao consumidor. Ele alerta que a totalidade do impacto será mais evidente nos dados de outubro, especialmente em São Paulo, onde a questão tem gerado cautela.

O presidente da Abrasel, Paulo Solmucci, também enfatiza que a crise do metanol causou pânico entre os consumidores e que, tradicionalmente, setembro tende a ser um mês com vendas mais baixas, já que não há datas comemorativas significativas.

Dados sobre Intoxicações por Metanol

Até a última sexta-feira, 17 de outubro, o Ministério da Saúde informou que 46 pessoas foram intoxicadas por metanol associado ao consumo de bebidas alcoólicas. Oito mortes foram confirmadas, sendo seis em São Paulo e duas em Pernambuco, com outras oito mortes suspeitas em investigação.

O metanol é um álcool altamente tóxico, usado principalmente na indústria química. Apenas 10 ml podem causar cegueira, e 30 ml podem ser fatais.

Essas informações destacam a necessidade de uma vigilância contínua nas bebidas e um maior cuidado por parte dos consumidores. O que você pensa sobre a crise do metanol e seu impacto no setor? Compartilhe sua opinião nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Telefone de Vorcaro possui conversas dele com Toffoli e PF entregou material ao presidente do STF, afirma site

Apuração de Fábio Serapião e Daniela Lima para o site Uol aponta que a Polícia Federal teria encontrado, nos aparelhos de Daniel Vorcaro,...

Moraes nega flexibilização de horário para Flávio visitar Bolsonaro

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou, nesta quarta-feira (11/2), o pedido da defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro para...

MPF instaura inquérito para investigar supostas ocupações irregulares e danos ambientais em Porto Seguro

O Ministério Público Federal instaurou inquérito civil para apurar ocupações irregulares, construções sem licença, aberturas de acessos clandestinos e demarcação ilegal de lotes...