Juiz suspende cobrança retroativa de aposentadoria para nova categoria

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Divulgação/Iprev-DF

19.2.-Iprev-DF
1 de 1 19.2.-Iprev-DF – Foto: Divulgação/Iprev-DF

O juiz Paulo Afonso Cavichioli Carmona, da 7ª Vara da Fazenda Pública do Distrito Federal, concedeu uma liminar suspendendo o desconto retroativo em aposentadorias e pensões, como anunciado pelo Instituto de Previdência dos Servidores do DF (Iprev-DF).

A decisão, publicada nesta segunda-feira (20), atendeu um pedido do Sindicato dos Trabalhadores em Atividades de Trânsito, Policiamento e Fiscalização de Trânsito (Sindetran-DF).

O magistrado ressaltou que a cobrança de valores referentes às contribuições previdenciárias dos aposentados e pensionistas do DF, para os meses de novembro e dezembro de 2020, é abusiva.

Além disso, o juiz suspendeu o prazo para que os servidores representados pelo sindicato se manifestem sobre o parcelamento da dívida referente às contribuições previdenciárias desses meses.

Esta é a terceira decisão judicial que beneficia grupos contra a cobrança retroativa do Iprev. Anteriormente, o Sindicato dos Auditores de Atividades Urbanas do DF (Sindafis) e o Sindicato dos Servidores Públicos Civis da Administração Direta (Sindireta) também obtiveram liminares semelhantes.

Cobrança retroativa

O Iprev-DF planejava cobrar a diferença entre o percentual de desconto previdenciário aplicado e a nova alíquota vigente referente a novembro e dezembro de 2020.

Após a reação negativa de aposentados e pensionistas, o governador Ibaneis Rocha (MDB) chegou a suspender a cobrança. Contudo, nesta semana, o Governo do DF informou que a retenção deve ser realizada, caso contrário, o DF pode perder a certidão federal correspondente.

O que você acha dessa decisão? A cobrança retroativa é justa? Deixe sua opinião nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mulher morre atropelada em garagem de empresa de ônibus

Uma mulher, cuja identidade não foi divulgada, morreu atropelada por um ônibus dentro da garagem da URBI, na QR...

Saúde e vida longa a Bolsonaro para que pague pelos seus crimes

Resumo objetivo: Exames indicam que Bolsonaro está apto para a oitava cirurgia desde a facada de 2018; a intervenção prevista é para tratar...

Sem prédio, Conselho Tutelar de Planaltina atende só em emergência

O prédio do Conselho Tutelar de Planaltina I foi interditado em 4 de dezembro após laudo apontar risco estrutural, com telhado comprometido. O...