Juiz suspende cobrança retroativa de aposentadoria para nova categoria

Publicado:

Divulgação/Iprev-DF

19.2.-Iprev-DF
1 de 1 19.2.-Iprev-DF – Foto: Divulgação/Iprev-DF

O juiz Paulo Afonso Cavichioli Carmona, da 7ª Vara da Fazenda Pública do Distrito Federal, concedeu uma liminar suspendendo o desconto retroativo em aposentadorias e pensões, como anunciado pelo Instituto de Previdência dos Servidores do DF (Iprev-DF).

A decisão, publicada nesta segunda-feira (20), atendeu um pedido do Sindicato dos Trabalhadores em Atividades de Trânsito, Policiamento e Fiscalização de Trânsito (Sindetran-DF).

O magistrado ressaltou que a cobrança de valores referentes às contribuições previdenciárias dos aposentados e pensionistas do DF, para os meses de novembro e dezembro de 2020, é abusiva.

Além disso, o juiz suspendeu o prazo para que os servidores representados pelo sindicato se manifestem sobre o parcelamento da dívida referente às contribuições previdenciárias desses meses.

Esta é a terceira decisão judicial que beneficia grupos contra a cobrança retroativa do Iprev. Anteriormente, o Sindicato dos Auditores de Atividades Urbanas do DF (Sindafis) e o Sindicato dos Servidores Públicos Civis da Administração Direta (Sindireta) também obtiveram liminares semelhantes.

Cobrança retroativa

O Iprev-DF planejava cobrar a diferença entre o percentual de desconto previdenciário aplicado e a nova alíquota vigente referente a novembro e dezembro de 2020.

Após a reação negativa de aposentados e pensionistas, o governador Ibaneis Rocha (MDB) chegou a suspender a cobrança. Contudo, nesta semana, o Governo do DF informou que a retenção deve ser realizada, caso contrário, o DF pode perder a certidão federal correspondente.

O que você acha dessa decisão? A cobrança retroativa é justa? Deixe sua opinião nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Um dia antes de estupro, morador de rua pediu para vítima guardar TV

Na véspera de um ato horrendo, Marcelo Ferreira Soares, de 41 anos, abordou uma mulher de 30 anos no Guará. Ele pediu que...

Operador financeiro de deputado Dal Barreto passa a usar tornozeleira eletrônica

Ubaldo Neto, operador financeiro do deputado federal Adalberto Rosa Barreto, conhecido como Dal Barreto (União Brasil), foi colocado sob monitoramento com tornozeleira eletrônica...

Psicólogo criminal descarta psicopatia em réu por matar Igor Peretto

O psicólogo criminal Christian Costa analisou Mário Vitorino da Silva Neto, acusado de assassinar o empresário Igor Peretto em Praia Grande, São Paulo,...