A temporada de observação de baleias jubarte em Salvador, que acontece entre julho e outubro, apresentou um crescimento significativo em 2025. De acordo com o Projeto Baleia Jubarte, o número de participantes aumentou em 20% em comparação ao ano anterior. Ao todo, 400 moradores da Bahia, 288 visitantes de outros estados e 112 turistas internacionais se juntaram à experiência.
Gustavo Rodamilans, coordenador do Projeto Baleia Jubarte, destacou que a colaboração com a prefeitura local foi essencial para o sucesso da temporada. “Conseguimos dobrar o número de saídas de embarcações para observar as baleias, passando de 15 para 35. Isso resultou em cerca de 800 pessoas participando das saídas organizadas por duas operadoras de turismo parceiras”, explicou.
Além das saídas em alto mar, o projeto desenvolveu atividades no Museu Náutico da Bahia. Foram realizados avistamentos a partir do alto da torre do Farol da Barra, onde turistas puderam usar binóculos para observar as baleias. Rodamilans revelou que nesta temporada, houve 1.420 avistamentos, um aumento de 40% em relação à temporada anterior.
A exposição “Salvador das Baleias”, também no Museu Náutico, atraiu mais de 80 mil visitantes, oferecendo informações sobre a vida dos cetáceos e sua conexão com a cidade. Além disso, a iniciativa “Momo nas Escolas” levou conhecimento sobre as baleias a mais de duas mil crianças, com atividades lúdicas e materiais educativos.
Outro destaque foi a Oficina de Boas Práticas e Turismo de Observação de Baleias. Essa capacitação gratuita foi direcionada a representantes de agências e operadores do segmento náutico, abordando a preservação dos cetáceos e as normas para avistamentos responsáveis.
É animador ver como a cidade tem promovido não apenas a observação, mas também a educação e a preservação das baleias. O que você pensa sobre essas iniciativas? Compartilhe sua opinião nos comentários.
Facebook Comments