Em um confronto decisivo contra o rebaixamento, o Vitória conseguiu uma vitória histórica ao vencer o Santos por 1 a 0, na Vila Belmiro, na 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. O gol do triunfo foi marcado por Matheuzinho, de pênalti, no final do primeiro tempo, retornando ao gol após seis meses.
Além de ser vital para evitar o rebaixamento, essa vitória também foi um marco: pela primeira vez, o Vitória venceu o Santos como visitante e registrou a primeira vitória fora de casa nesta edição do Brasileirão.
Com esse resultado, a equipe do técnico Jair Ventura chegou a 31 pontos, igualando-se ao Santos, que permanece na 16ª posição, primeira fora da zona de rebaixamento, graças ao número maior de vitórias. Vale lembrar que o Santos tem um jogo a menos (29 contra 28).
Faltando nove rodadas para o fim da Série A, o Vitória entrará em campo novamente no sábado (24), às 16h, no Barradão, onde enfrentará o Corinthians, e, na sequência, enfrentará o Cruzeiro no Mineirão no dia 1º de novembro, também às 16h.
O JOGO
VAR anula pênalti para o Santos
Logo no início da partida, o árbitro Raphael Klein marcou um pênalti para o Santos, após Lautaro Díaz cair na área em um lance com o zagueiro Edu. Contudo, após a análise do VAR, o pênalti foi anulado.
Arcanjo faz boa defesa
Aos 13 minutos, Barreal deixou de calcanhar, Igor Vinícius cruzou e Guilherme dominou, mas Lucas Arcanjo fez uma boa defesa.
Vitória responde
O Vitória chegou ao ataque pela primeira vez aos 22 minutos, quando Aitor recebeu um cruzamento de Cáceres e chutou a gol, desviando em Igor Vinícius e saindo para escanteio.
Pênalti para o Vitória!
Aos 34 minutos, o goleiro Gabriel Brazão acertou Renzo López após disputa no alto, e o árbitro marcou pênalti para o Vitória.
Gol de Matheuzinho!
Na cobrança, Matheuzinho deslocou o goleiro e abriu o placar para o Vitória, fazendo seu primeiro gol desde o confronto contra o Fortaleza na 4ª rodada.
Espalma, Arcanjo!
O goleiro Lucas Arcanjo voltou a se destacar ao defender um chute traiçoeiro de Escobar, jogando para escanteio.
Willian Arão leva perigo de cabeça
No escanteio, Barreal cruzou para Willian Arão, que desviou e quase ampliou a vantagem.
Quase Baralhas amplia!
O Vitória assustou o Santos novamente aos 47 minutos, quando, em um rápido contra-ataque, Cáceres cruzou e Baralhas chutou, mas Brazão defendeu.
Matheuzinho comemora gol contra o Santos na Vila Belmiro | Foto: Victor Ferreira/EC Vitória
2º TEMPO
Mudança no Leão
No intervalo, o Vitória fez a primeira alteração na partida, com a entrada de Neris no lugar de Edu.
Santos pressiona
O Santos voltou para o segundo tempo pressionando o Vitória. Aos 4 minutos, Souza cruzou e Barreal finalizou, mas a bola saiu para fora.
Barreal perde boa chance
Zé Rafael avançou pelo meio e passou para Barreal, que dentro da área pegou mal na bola e perdeu uma grande oportunidade.
Lucas Braga e Willian entram
Aos 18 minutos, Lucas Braga e Willian Oliveira entraram nos lugares de Matheuzinho e Baralhas.
Guilherme perde grande chance
A melhor chance do Santos no segundo tempo veio aos 26 minutos, quando Guilherme apareceu livre na pequena área, mas errou a cabeçada.
Mudanças no Leão
As últimas alterações de Jair Ventura na partida foram a entrada de Osvaldo no lugar de Aitor e Carlinhos substituindo Renzo López.
Inacreditável: Lucas Braga acerta a trave!
No contra-ataque, aos 40 minutos, Osvaldo fez uma jogada pela esquerda e tocou para Lucas Braga, que sozinho, acertou a trave.
Espalma, Lucas Arcanjo!
Nos acréscimos, aos 48 minutos, Rolleheiser mandou um chute forte de fora da área e Lucas Arcanjo fez uma defesa espetacular.
FICHA TÉCNICA
Santos 0x1 Vitória
Campeonato Brasileiro – 29ª rodada
Local: Vila Belmiro
Data: 20/10/2025
Horário: 21h30
Árbitro: Rafael Rodrigo Klein (RS)
Assistentes: Maira Mastella Moreira (RS) e Gizeli Casaril (SC)
VAR: Emerson de Almeida Ferreira (MG)
Transmissão: Sportv e Premiere
Cartões amarelos: Edu, Renzo López, Willian Oliveira (Vitória); Escobar, Zé Rafael (Santos)
Gol: Matheuzinho aos 38 minutos do 1º tempo.
Santos: Gabriel Brazão; Igor Vinícius, Adonis Frías, Luan Peres e Escobar (Souza); Willian Arão (Victor Hugo), Zé Rafael (Bontempo) e Rollheiser; Barreal (Robinho Jr.), Guilherme (Tiquinho Soares) e Lautaro Díaz.Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
Vitória: Lucas Arcanjo; Edu (Neris), Lucas Halter e Zé Marcos; Cáceres, Baralhas (Willian Oliveira), Ronald e Ramon; Aitor (Osvaldo), Matheuzinho (Lucas Braga) e Renzo López (Carlinhos).Técnico: Jair Ventura.
Espero que tenha gostado do resumo! O que você achou do jogo? Deixe sua opinião nos comentários.
Facebook Comments