Câmara aprova validade permanente para laudo de diabetes tipo 1

Publicado:

Logo Agência Brasil

A Câmara dos Deputados aprovou um projeto de Lei que garante validade indeterminada ao laudo para diabetes tipo 1. Essa condição, que é hereditária e irreversível, dispensa a necessidade de laudos renovados para o acesso a medicamentos. O texto agora seguirá para análise do Senado.

Os deputados aprovaram um substitutivo ao PL 3472/23, apresentado pelo deputado Dr. Zacharias Calil (União-GO). O relator, deputado Max Lemos (PDT-RJ), afirmou que fez ajustes técnicos no texto. Segundo a proposta, o laudo poderá ser emitido por médicos da rede pública ou privada, respeitando as exigências legais atuais.

Com a mudança, que altera a legislação de 2006 que prevê a distribuição gratuita de insulina e insumos para o diabetes pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o laudo médico para diabetes tipo 1 terá validade indefinida, não importando se foi emitido por um profissional da saúde pública ou privada.

“Dado que o diabetes tipo 1 é uma condição crônica e irreversível, não há justificativa para renovações periódicas do laudo apenas por razões burocráticas”, ressaltou o relator. “A proposta facilita a redução de custos, desburocratiza o sistema de saúde e garante mais dignidade aos pacientes”, completou.

Além disso, os deputados aprovaram o PL 6256/2019, que institui a Política Nacional de Linguagem Simples na administração pública.

Esse projeto determina que os órgãos públicos devem adotar práticas que favoreçam a comunicação clara e objetiva com os cidadãos. A ideia é que as informações sejam de fácil compreensão, com frases curtas e linguagem comum.

Entre as diretrizes estão: usar frases em ordem direta, palavras simples, e evitar jargões ou termos técnicos. O texto seguirá para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O que você acha dessas mudanças? Sua opinião é importante! Deixe seu comentário abaixo e compartilhe suas ideias.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CFM defende proibição de enfermeiros atuarem em abortos legais

O presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), José Hiran Gallo, manifestou, em nota, apoio aos ministros do Supremo Tribunal Federal que se...

Gravidez na adolescência deve ser debatida nas igrejas, diz ministro

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou em um evento nesta terça-feira (21) que reduzir a desigualdade no Brasil e na América Latina...

Estado do Rio descarta presença de metanol em mais quatro pacientes

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio (SES-RJ) confirmou que quatro pacientes que estavam sob investigação não apresentaram metanol nas amostras coletadas....