Gianni Infantino, presidente da Fifa, se manifestou nesta quarta-feira (22) sobre um episódio de racismo ocorrido durante um jogo entre Corinthians e Manthiqueira, válido pelo Campeonato Paulista Sub-12. Ele utilizou suas redes sociais para repudiar o ocorrido.
Foto: Reprodução / Instagram
Infantino expressou estar “enojado” ao tomar conhecimento de que um garoto de 12 anos da Academia Desportiva Manthiqueira sofreu ofensas racistas de uma torcedora durante a partida em São Paulo.
No mesmo post, o presidente elogiou a atitude do árbitro, que interrompeu o jogo e acionou o protocolo antirracista da Fifa. Ele afirmou: “O racismo e a discriminação não são apenas erros – são crimes”.
O incidente ocorreu no último domingo (19), no segundo tempo do jogo. O menino relatou ser alvo de insultos como “preto”, “sem família” e “filho da put*”.
Na súmula, o árbitro registrou que a criança ficou desolada, chorou e afirmou que as ofensas vieram da torcida do Corinthians. Após a denúncia, uma mulher de 41 anos foi identificada e presa, mas recebeu liberdade provisória após a audiência de custódia.
Esse episódio trouxe à tona uma questão séria sobre o racismo no esporte, especialmente entre crianças. O que você acha que pode ser feito para combater esse tipo de comportamento? Deixe sua opinião nos comentários.
Facebook Comments