Anvisa esclarece que glitter com polipropileno não pode ser usado em alimentos

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que plásticos, incluindo o polipropileno (PP) micronizado, não são autorizados na composição de alimentos, sejam eles preparados ou industrializados.

Isso significa que nenhum pó decorativo ou glitter que contenha esse tipo de material pode ser utilizado em produtos de confeitaria ou na decoração de alimentos. De acordo com a Anvisa, esses itens só são permitidos em objetos decorativos não comestíveis, como cenários ou enfeites para festas temáticas.

Além disso, a Anvisa ressaltou que produtos usados para colorir bolos, doces e afins são considerados alimentos. Por isso, precisam ser fabricados com ingredientes e aditivos autorizados, como corantes e substâncias que alteram cor, textura e sabor, sempre após uma avaliação de segurança para o consumo humano.

Esse comunicado da Anvisa veio após um vídeo polêmico que circulou nas redes sociais, na conta Almanaque SOS, mostrando supostos glitters “comestíveis” sendo feitos com plásticos semelhantes aos usados em garrafas PET.

O que você pensa sobre esse alerta da Anvisa? Deixe suas opiniões nos comentários e compartilhe suas experiências com produtos de confeitaria.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Aleluia confirma candidatura a deputado federal e negocia ida para o Novo

O vereador Alexandre Aleluia (PL) confirmou que disputará o mandato de deputado federal. A declaração foi feita...

EUA bombardeia nova embarcação no Pacífico e deixa 4 mortos

O Comando do Sul dos Estados Unidos informou, em 17/12, a realização de um ataque contra uma embarcação operada por uma organização designada...

Mayara Correia projeta saldo positivo para Bahia de Feira em 2026: “Queremos calendário”

Presente no lançamento do Campeonato Baiano 2026, realizado nesta quarta-feira (17), no Cineteatro 2 de Julho, na...