Ex-delegados da Lava Jato vão atuar juntos em escritório de advocacia em Curitiba

Publicado:

Os ex-delegados Maurício Moscardi e Érika Marena, que fizeram parte da força-tarefa da Operação Lava Jato, agora atuarão juntos no GMX Advogados, um escritório de advocacia localizado em Curitiba.

Érika, conhecida como “a mãe da Lava Jato” por ter batizado a operação, foi convidada por Moscardi para integrar a equipe, onde trabalhará nas áreas de direito penal empresarial, compliance e inteligência estratégica. Ela se aposentou da Polícia Federal em maio, após 22 anos de carreira.

Marena ganhou destaque também por seu papel na Operação Ouvidos Moucos, que resultou na detenção do reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Luiz Carlos Cancellier. Infelizmente, Cancellier cometeu suicídio menos de três semanas após ser preso. Em 2023, o Tribunal de Contas da União (TCU) concluiu que não houve irregularidades na gestão do reitor.

Além disso, Érika trabalhou com Sergio Moro no Ministério da Justiça e Segurança Pública durante o governo Jair Bolsonaro, liderando o Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional.

Por seu lado, Moscardi deixou a Polícia Federal em 2023, após duas décadas de serviço, e passou a atuar na iniciativa privada, focando em compliance e direito penal. Entre seus clientes está Virgílio Antônio Filho, ex-procurador-geral do INSS, que será interrogado pela CPI nesta quinta-feira (24).

O futuro promete ser interessante para os ex-delegados, que agora se unem em um novo desafio profissional. O que você pensa sobre essa nova fase? Deixe seu comentário abaixo!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS