Hoje à noite, se você olhar para a Lua com binóculos ou um telescópio, poderá ver um fenômeno curioso: um grande “X” na superfície lunar. Esse efeito, conhecido como X Lunar ou X de Werner, atrai a atenção de astrônomos e admiradores por um curto período de tempo.
O “X” aparece perto da linha do terminador, que é a fronteira entre o lado iluminado e o lado escuro da Lua. Esta linha caracteriza onde o dia começa e a noite ainda persiste. Graças ao contraste entre luz e sombra, detalhes como crateras e montanhas se destacam muito mais.
Esse fenômeno ocorre todo mês durante a fase crescente, também chamada de primeiro quarto lunar. Em outubro, essa fase começa nesta terça-feira (28), às 13h21 (horário de Brasília). Segundo o site Space.com, você poderá notar o “X” por volta das 19h, quando a Lua estará a cerca de 20 graus acima do horizonte sul. Uma dica: a largura do seu punho fechado, com o braço estendido, equivale a aproximadamente 10 graus no céu.

Como localizar o X lunar
Esse fenômeno, chamado de “efeito claro-escuro”, ocorre devido à forma como a luz do Sol incide sobre as crateras lunares, projetando sombras. No caso do “X”, as crateras Blanchinus, La Caille e Purbach estão envolvidas, localizadas a cerca de 25 graus ao sul do equador lunar.
À medida que o Sol ilumina a Lua, outras formas começam a aparecer. Uma delas é um “V”, formado pela cratera Ukert e outras menores, a menos de 10 graus acima da linha equatorial, à esquerda do Mare Tranquillitatis (Mar da Tranquilidade, em latim).

Lua inicia novembro ao lado de Saturno
Em novembro, a Lua também poderá ser vista próxima a Saturno no domingo (2), em um fenômeno conhecido como conjunção astronômica. Segundo o guia de observação do céu In-The-Sky.org, isso ocorrerá às 7h56, quando a Lua estará a pouco mais de 3 graus ao norte do planeta dos anéis.
A partir de São Paulo, a dupla será visível às 18h50, posicionada a 52 graus acima do horizonte nordeste. O ponto mais alto no céu será às 21h03, quando estarão a 70 graus acima do horizonte norte, desaparecendo por volta das 2h20 da madrugada.
A Lua estará na constelação de Peixes e com magnitude de -12.6, enquanto Saturno estará em Aquário, com 0.7. Objetos mais brilhantes têm magnitudes menores, como o Sol, que possui uma magnitude aparente de -27.
Embora eles não estejam próximos o bastante para caber no campo de visão de um telescópio ou binóculos, poderão ser vistos a olho nu. Em seguida, a Lua passará por Júpiter (dia 10) e Marte (dia 21), finalizando com outro encontro com Saturno (dia 29). Essa série de conjunções acontece mensalmente porque a Lua orbita a Terra no mesmo plano em que os planetas orbitam o Sol, conhecido como plano da eclíptica.
Essa é uma ótima oportunidade para os moradores da região apreciarem a beleza do céu. Que tal compartilhar suas observações ou opiniões sobre esses fenômenos astronômicos? Vamos conversar nos comentários!

Facebook Comments