Na Antena 1, nova diretora da Faculdade de Direito da Ufba anuncia data da posse e fala sobre desafios do cargo

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A professora Mônica Neves Aguiar, recém-nomeada diretora da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (UFBA), confirmou que sua posse será no dia 4 de novembro, às 11 horas, na Sala dos Conselhos da Reitoria.

A data foi definida após um mandado de segurança impetrado por dois estudantes, que garantiu a regularidade do processo. Mônica destacou que o direito de acesso ao Judiciário é um dos princípios fundamentais ensinados na própria instituição.

Entre os desafios enfrentados pela unidade, que atualmente conta com quase 3.000 pessoas, estão a necessidade de ampliar o quadro de servidores e docentes. Ela apontou que a contratação de novos professores e servidores técnico-administrativos não depende apenas da faculdade, mas também do Ministério da Educação e Cultura (MEC).

Segundo a diretora, o processo ainda está no início no ministério, que está montando bancas e abrindo editais. Mônica expressou a expectativa de que as nomeações aconteçam durante sua gestão, que irá durar quatro anos.

Sobre o perfil dos novos estudantes de Direito, Mônica comentou que muitos são movidos pelo sonho de entrar no mercado de trabalho e buscam ser profissionais realizados. No entanto, ela observou um imediatismo exacerbado, resultado da dinâmica das redes sociais, que pode dificultar lidar com frustrações, especialmente em um curso tão desafiador como o de Direito.

Assista à entrevista completa:

E você, o que acha dos desafios que a nova diretora vai enfrentar? Deixe sua opinião nos comentários e participe dessa conversa!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Petista propõe cassação automática de mandato após condenação judicial

O deputado federal Paulo Pimenta (PT) apresentou um projeto de lei que prevê cassação automática de mandato após condenação...

Pai tortura filho de 12 anos após criança pedir pensão alimentícia

Um homem foi preso na cidade de Tacuru, no Mato Grosso do Sul, suspeito de torturar o próprio filho, uma criança...

Museu das Favelas aluga espaço para filme de Bolsonaro e causa revolta

O aluguel de espaços culturais para cenas do longa Dark Horse, que retrata o ex-presidente Jair Bolsonaro, gerou polêmica em SP. De acordo...