Forças de segurança prendem quatro pessoas e realizam 17 mandados contra quadrilha de tráfico de aves no interior baiano

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Na manhã desta quarta-feira (29), forças de segurança prenderam quatro pessoas e cumpriram 17 mandados de busca e apreensão em uma ação da Operação Fauna Protegida, uma iniciativa nacional destinada a desarticular a maior organização criminosa de tráfico de aves silvestres do Brasil. A operação ocorreu em Monte Santo e Valente, ambos localizados na região do Sisal, na Bahia.

Por volta das 6h, a ação se concentrou em uma fazenda às margens da BA-120, na zona rural de Valente. Um idoso de 72 anos foi detido após a polícia encontrar uma espingarda calibre .32 e um grande número de animais mantidos em cativeiro ilegalmente.

Entre os animais resgatados estavam: 15 canários-da-terra, 14 cardeais, 3 coleiros, 2 papa-capim, 2 sabiás-laranjeira, 1 tico-tico-rei, 1 tico-tico, 1 xexéu, além de 29 jabutis adultos, 26 filhotes de jabuti e 9 cutias. Todo o material apreendido e o detido foram levados à Delegacia de Valente para as devidas providências legais.

As investigações do Ministério Público (MP) revelaram que a quadrilha tinha uma estrutura organizada, dividida em núcleos que atuavam como fornecedores, transportadores, financiadores e receptadores. As aves, especialmente as de canto, eram capturadas em áreas rurais da Bahia e de Minas Gerais, mantidas em cativeiros inadequados e enviadas para donos no Rio de Janeiro.

A primeira fase da operação ocorreu em setembro, resultando na prisão do líder da quadrilha. Esta segunda etapa focou nos núcleos operacionais e logísticos, responsáveis pela captura e transporte dos animais.

A Operação Fauna Protegida faz parte do Projeto Libertas, coordenado pela Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (Abrampa), que visa fortalecer o combate ao tráfico de animais silvestres em todo o Brasil.

Durante a ação em Valente, equipes da Companhia de Emprego Tático Operacional (CETO) e do 2º Pelotão da Polícia Militar, juntamente com o GAECO/MP-BA e a Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (COPPA), realizaram apreensões significativas.

O que você pensa sobre iniciativas como essa? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Tuca Fernandes fala sobre influência do rock em seu repertório, mistura de ritmos e novidades para 2026

No Camarote Brahma, nesta terça-feira de Carnaval (17), o cantor Tuca Fernandes concedeu entrevista e comentou como referências do rock aparecem em suas...

Passageiros relatam atrasos no Transbordo Central em Feira de Santana

Passageiros do Transbordo Central relatam atrasos nas linhas que atendem as empresas São João e Rosa desde as primeiras horas desta terça-feira (17)....

Homem é preso após amputar dedos da companheira no município de Barra

Um homem de 21 anos foi preso pela Polícia Civil da Bahia na segunda-feira (16) após agredir a companheira no município de Barra....