O aeródromo de Massarandupió, um conhecido destino turístico em Entre Rios, no Litoral Norte da Bahia, teve o seu Plano Básico de Zona de Proteção de Aeródromo (PBZPA) lançado nesta quarta-feira (29). A nova portaria autoriza a criação deste plano, que traz diretrizes para o uso do solo e estabelece limites de construção na área circundante do aeródromo, tudo com o intuito de assegurar a segurança das operações aéreas.
O PBZPA visa manter o espaço aéreo desimpedido de obstáculos, evitando qualquer risco para as aeronaves e assegurando a segurança dos voos. As normas traçadas incluem restrições para edificações, antenas e linhas de transmissão que possam interferir nas atividades do aeródromo.
Além de garantir a segurança operacional, o plano também busca harmonizar o crescimento urbano e econômico da região com o funcionamento da infraestrutura aeroportuária.
Essa publicação acontece em um momento de intensos debates sobre a construção de um novo aeroporto no Conde, também no Litoral Norte da Bahia. Este projeto está sendo discutido desde 2020 e propõe a construção do terminal em uma área próxima ao antigo aterro sanitário, dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) Litoral Norte.
A expectativa é que o novo aeroporto seja desenvolvido em uma parceria entre os governos estadual e federal, e a gestão ficará a cargo da Vinci Airports, atual responsável pelo Aeroporto Internacional de Salvador.
O que você acha sobre o desenvolvimento da infraestrutura aérea na região? Deixe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments