Teixeira de Freitas fortalece ações da Busca Ativa Escolar para combater a exclusão educacional

✍️ Secretaria de Saúde

30 de outubro de 2025 às 17:40


Encontro Formaivo em Teixeira de Freitas

A Prefeitura de Teixeira de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu no dia 23 de outubro de 2025, um encontro formativo sobre a Plataforma Busca Ativa Escolar. Esta iniciativa visa criar condições práticas para combater a exclusão escolar, envolvendo todos na garantia do direito à educação.

O treinamento contou com a presença de 21 participantes, incluindo técnicos da Secretaria de Educação, da Secretaria de Saúde, da Secretaria de Promoção Social e representantes do Conselho Tutelar. Durante o encontro, foram discutidos o acesso à plataforma e os principais processos de registro, monitoramento e encaminhamento de casos.

A Busca Ativa Escolar é uma estratégia nacional desenvolvida pelo UNICEF, em parceria com a Undime, o Congemas e o Conasems. O objetivo é potencializar a intersetorialidade e o regime de colaboração entre diferentes órgãos públicos, consolidando uma ação conjunta entre educação, assistência social e saúde, com o apoio de conselhos e organizações locais.

Desde que o município aderiu à plataforma, em abril de 2024, Teixeira de Freitas já registrou 303 casos na plataforma, todos tratados adequadamente. Mais de 70% das crianças e adolescentes identificados retornaram à sala de aula.

Segundo a coordenadora operacional Susana Nadier Ferreira, o grupo está “comprometido em planejar e desenvolver ações para garantir os direitos das crianças e adolescentes, especialmente o direito à educação”.

Com uma equipe dedicada e a articulação entre secretarias e instituições, o município segue fortalecendo o trabalho coletivo e reafirmando o compromisso de não deixar nenhuma criança ou adolescente fora da escola.

Atividade em Teixeira de Freitas
Capacitação em andamento
Encontro formativo
Participantes da formação
Trabalho em equipe
Momento do encontro
Envolvimento dos participantes


Registrado em:

E você, o que acha dessas iniciativas para garantir o acesso à educação? Compartilhe sua opinião nos comentários abaixo!

Facebook Comments

ARTIGOS RELACIONADOS