Um estudo recente, divulgado pela Anfavea, mostra que os carros brasileiros têm uma pegada de carbono menor do que os veículos elétricos utilizados na China. A pesquisa, feita em parceria com a consultoria BCG, avalia as emissões ao longo do ciclo de vida do automóvel, considerando desde a extração dos materiais até o descarte final.
Mesmo quando abastecido com gasolina, mas com uma mistura de 30% de etanol, um carro híbrido libera cerca de 20% menos carbono no Brasil em comparação a um carro elétrico na China. O estudo também revela que os automóveis convencionais a gasolina no Brasil emitem menos carbono do que seus equivalentes em outros mercados, como os carros híbridos que operam em um ambiente de alta dependência do carvão.
Igor Calvet, presidente da Anfavea, destacou que a matriz energética renovável do Brasil confere uma vantagem significativa na descarbonização. Ele enfatizou que, em todos os tipos de combustíveis, os veículos fabricados no Brasil têm um desempenho ambiental superior, colocando o país na vanguarda em sustentabilidade automobilística.
A flexibilidade dos carros que podem ser abastecidos com etanol ou gasolina já é um passo importante para reduzir as emissões, enquanto o Brasil avança na introdução de tecnologias híbridas e elétricas. Calvet reforçou que, apesar das dificuldades, o país já está bem posicionado no cenário global.
O estudo também alerta que o carro com maior pegada de carbono atualmente é o veículo à combustão na China, devido a sua alta emissão de poluentes e ao impacto ambiental na produção de baterias.
E você, o que acha sobre os dados desse estudo? Comente abaixo e compartilhe sua opinião sobre o futuro dos veículos no Brasil.



 
                                    
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