Cármen Lúcia adia julgamento no TSE sobre a criação do partido Missão, formado por integrantes do MBL

Publicado:

A ministra Cármen Lúcia, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), adiou para a próxima semana a análise do processo de criação do partido Missão, formado por membros do Movimento Brasil Livre (MBL). O adiamento ocorreu porque o relator do caso, ministro André Mendonça, não pôde participar da sessão programada para esta quinta-feira.

Se o TSE aprovar, o Missão se tornará o 30º partido político em atividade no país. Os fundadores buscam ter a legenda registrada a tempo de participar das eleições de 2026. O pedido de criação foi formalizado em julho.

Em setembro, o Ministério Público Eleitoral deu sinal verde para a criação do novo partido. O vice-procurador-geral eleitoral, Alexandre Barbosa, afirmou que o grupo atendeu aos requisitos, incluindo a coleta de mais de 500 mil assinaturas e a elaboração de um programa e estatuto.

Barbosa ressaltou que o requerente cumpriu a fase administrativa e atendeu às exigências necessárias para o registro do partido político.

O líder do Missão, quando o partido for oficialmente reconhecido, será Renan Ferreira dos Santos, atual dirigente do MBL. O Missão adotará o número 14, que pertenceu ao PTB nos últimos 45 anos.

Esse número ficou disponível após a fusão do PTB com o Patriota em 2023, resultando na criação do PRD, que utiliza o número 25.

O que você acha sobre a criação de um novo partido no cenário político atual? Deixe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Idosa de 61 anos reage e Polícia Civil prende suspeito de importunação sexual em Caravelas

Publicado: 31 Outubro 2025 Um homem de 22 anos foi preso em flagrante pela Polícia Civil de Caravelas na manhã desta sexta-feira, 31 de...

“A Bahia é o espírito do Brasil”, afirma presidente da OAB Nacional ao receber Comenda 2 de Julho

Na última sexta-feira (31), o presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), José Alberto Simonetti, recebeu a Comenda 2 de Julho,...

Justiça condena Luciano Hang a indenizar Lula por ofensas

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC) decidiu que o empresário Luciano Hang, proprietário das lojas Havan, deve pagar R$ 33.333,33 ao...