A Expo & Congresso Brasileiro de Mineração 2025 (EXPOSIBRAM) encerrou suas atividades na capital baiana nesta quinta-feira (30). O evento, promovido pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) no Centro de Convenções Salvador, atraiu mais de 50 mil pessoas em quatro dias de programação intensa.
Durante o evento, mais de 400 estandes compuseram a feira internacional de negócios. Entre os visitantes, 4 mil eram estudantes, jovens e crianças que tiveram a oportunidade de participar de experiências educativas no Mineramundo. Além disso, 2.600 congressistas estiveram presentes em 3.500 horas de debates, palestras e painéis técnicos, destacando a diversidade e a multidisciplinaridade do evento.
A cerimônia de encerramento contou com a presença de figuras importantes como Raul Jungmann, presidente do IBRAM, Henrique Carballal, presidente da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), e Rohitesh Dhawan, presidente e CEO do Conselho Internacional de Mineração e Metais (ICMM).
Em seus discursos, os líderes do setor abordaram o papel estratégico da mineração no desenvolvimento econômico e na inovação tecnológica. Raul Jungmann enfatizou a diversidade e integração vivenciadas durante o evento, ressaltando como a cultura baiana inspirou um clima de colaboração.
“Isso é fundamental no Brasil. É tão importante para nossa unidade essa forma de pensar e construir a sociedade”, afirmou Jungmann. Ele ainda adicionou que a atmosfera positiva e o engajamento dos participantes foram cruciais para o sucesso da EXPOSIBRAM na Bahia.
O presidente da CBPM também comemorou o sucesso do evento, destacando a relevância da Bahia na cadeia produtiva mineral. A região se destaca pela diversidade de minerais estratégicos essenciais para a preservação ambiental e a transição energética global.
“Os minerais que vão salvar o planeta estão aqui. A transição energética passa pela Bahia e pelo IBRAM, liderado por Raul Jungmann”, declarou Carballal.
E você, o que achou do evento? Deixe sua opinião e comente sobre a importância da mineração para nosso futuro.

Facebook Comments