Casa Branca de Trump restringe acesso de jornalistas à Ala Oeste e impõe novas regras

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Casa Branca anunciou na última sexta-feira (31) novas restrições ao acesso dos jornalistas credenciados à Ala Oeste. A medida impacta diretamente os escritórios da Secretaria de Imprensa e assessores próximos ao presidente Donald Trump.

Estas mudanças, comunicadas em um memorando do Conselho de Segurança Nacional, são consideradas uma das mais significativas na relação entre o governo e a imprensa desde que Trump assumiu a presidência.

A partir de agora, o acesso à Sala 140, ou Upper Press, exigirá agendamento prévio com um membro autorizado da Casa Branca. Antes, repórteres credenciados podiam transitar livremente pelo local, dialogando com a secretária de imprensa, Karoline Leavitt, e outros funcionários, mesmo fora dos horários de entrevistas oficiais. As informações são da Reuters.

O governo justifica a nova regra como uma forma de “proteger material possivelmente sensível” discutido pela equipe de comunicação. Também há alegações de que alguns repórteres teriam gravado vídeos, audios e tirado fotos de informações confidenciais sem permissão. Além disso, menciona-se que outros acessaram áreas restritas ou ouviram reuniões privadas a portas fechadas.

A Associação de Correspondentes da Casa Branca (WHCA) criticou essa mudança, considerando-a um retrocesso na transparência e no acesso à informação.

Vale lembrar que, meses antes, Trump já havia removido agências como Reuters, Associated Press (AP) e Bloomberg News do grupo fixo de repórteres que acompanha o presidente diariamente, limitando sua participação apenas a eventos ocasionais.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

VÍDEO: Mari Fernandez aparece de surpresa em bar na Saúde e faz show gratuito em Salvador

A cantora Mari Fernandez surpreendeu fãs e frequentadores do Bar do Léo, no bairro Saúde, em Salvador, ao aparecer de forma inesperada para...

Guerra das mansões: Justiça embarga obra de bilionário nos Jardins

A polêmica envolvendo a construção de uma mansão no Jardim Paulista, um dos bairros mais caros de São Paulo, ganhou ares de batalha...

Wesley Safadão cancela shows por “questões de saúde” dias após participação no Festival Virada Salvador

Três dias após a participação no Festival Virada Salvador 2026, o cantor Wesley Safadão precisou cancelar os shows que seriam realizados nesta terça-feira...