Terremoto de magnitude 6,3 atinge o norte do Afeganistão

Publicado:

Um terremoto de magnitude 6,3 atingiu o norte do Afeganistão na noite de domingo, 2 de novembro. O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) confirmou que o epicentro foi localizado em Kholm, próximo à cidade de Mazar-e-Sharif, na província de Balkh, a uma profundidade de 10 quilômetros. Os tremores foram sentidos até mesmo na capital, Cabul.

Esse evento se seguiu a um sismo devastador ocorrido em agosto, que teve magnitude 6 e causou a morte de mais de 2.200 pessoas nas províncias de Kunar, Laghman e Nangarhar. Esse foi o terremoto mais letal da história recente do Afeganistão.

O país, situado na cordilheira Hindu Kush, é vulnerável a terremotos devido à interação das placas tectônicas euroasiática e indiana. Desde 1900, a região nordeste do Afeganistão registrou 12 terremotos com magnitudes superiores a 7, conforme informações de Brian Baptie, sismólogo do British Geological Survey.

Os talibãs, que retomaram o poder em 2021, já enfrentaram diversos terremotos. Em 2023, um sismo na região de Herat resultou em mais de 1.500 mortes e destruiu mais de 63.000 residências.

Esse cenário preocupa os moradores da localidade, que já sofreram com os efeitos devastadores de desastres naturais no passado. Como você se sente sobre a frequência desses eventos no Afeganistão? Deixe seu comentário e compartilhe sua opinião.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dois suspeitos são detidos por planejar ataque terrorista nos EUA

Dois homens foram presos em Michigan, acusados de planejarem um ataque em nome do grupo jihadista Estado Islâmico (EI) durante o fim de...

Trump diz que os dias de Maduro como presidente da Venezuela estão contados

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recentemente se manifestou sobre a situação política na Venezuela. Em uma entrevista ao programa 60 Minutes,...

Cristãos e muçulmanos da Nigéria rejeitam intervenção de Trump

Moradores da Nigéria, de diferentes religiões, expressaram forte oposição às declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Ele sugeriu uma possível intervenção...