Justiça condena homem a 28 anos por matar ex-esposa em Amélia Rodrigues; crime ocorreu há 17 anos

Publicado:

Um homem foi condenado a 28 anos de prisão em regime fechado pelo assassinato de sua ex-companheira, Ana Léa dos Santos Menezes, em Amélia Rodrigues, no Portal do Sertão. O julgamento de Gevaneide Gonçalves dos Santos ocorreu nesta segunda-feira (3), após cerca de seis horas de audiência.

O crime ocorreu em 9 de novembro de 2008 e, segundo a acusação, foi motivado pela rejeição ao término do relacionamento. Ana Léa tinha apenas 30 anos na época. Embora o caso se enquadre na definição de feminicídio, a condenação foi por homicídio qualificado por motivo fútil, uma vez que a lei sobre feminicídio foi sancionada em 2015, sete anos após o assassinato.

Atualmente, Gevaneide cumpre pena na Unidade Prisional de Novo Oriente, no Ceará. Ele foi preso em setembro deste ano, na cidade de Tauá (CE), após quase 18 anos foragido. A defesa anunciou a intenção de recorrer da sentença, mas ainda não há informações sobre o local de sua transferência.

No dia do crime, Ana Léa estava na casa da mãe quando pediu para que sua filha, de 10 anos, fosse até sua residência buscar uma roupa. Ao chegar, a criança encontrou Gevaneide, que pediu que chamasse a mãe e não falasse sobre sua presença. Quando Ana Léa entrou em casa, foi atingida por um tiro à queima-roupa na cabeça. Após o disparo, o acusado fugiu e confessou o crime a uma pessoa de sua confiança.

Familiares encontraram Ana Léa baleada e a levaram ao Hospital Geral Clériston Andrade, em Feira de Santana, onde a morte cerebral foi confirmada. Durante o relacionamento conturbado com Gevaneide, Ana Léa enfrentou episódios de agressões físicas e ameaças constantes.

Após o término do relacionamento, ele a perseguiu, fazendo referências ameaçadoras sobre ser a “próxima Eloá da Bahia”, em alusão ao caso da jovem Eloá Pimentel, morta em 2008. Na época, os filhos de Ana Léa eram crianças e ficaram sob os cuidados da família.

Esse caso traz à tona a importância de refletirmos sobre a violência de gênero e seus impactos devastadores. O que você acha sobre a resposta da justiça nessa situação? Deixe sua opinião nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PM-BA realiza simulado de roubo a banco no Nordeste baiano

A Polícia Militar da Bahia (PM-BA) vai realizar um simulado de roubo a banco na próxima quarta-feira, dia 5, a partir das 21h,...

Idoso passa mal ao volante e colide contra casa na região sisaleira

Na tarde desta segunda-feira, um idoso de 78 anos teve um mal-estar enquanto dirigia e acabou colidindo com uma casa em Conceição do...

MP-BA recomenda que município de Santo Amaro cumpra a Lei de Acesso à Informação após denúncias

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) enviou uma recomendação formal ao município de Santo Amaro, exigindo que a Lei Federal n.º 12.527/2011, conhecida...