No evento de abertura do Mês Nacional do Júri e da Semana Nacional de Conciliação 2025, realizado nesta segunda-feira (3) no Fórum Ruy Barbosa, Salvador, a defensora pública geral da Bahia, Camila Canário, destacou a ampliação da atuação da Defensoria Pública nos tribunais do júri. Ela enfatizou o papel da instituição na promoção da justiça e na transparência.
“O TJ-BA Mais Júri nasce dentro do Comitê de Governança do Programa Bahia pela Paz, que visa combater a sensação de insegurança. A participação da Defensoria foi ampliada. No início da nossa gestão, atuávamos em apenas 19 júris, e agora estamos presentes em um terço dos 600 júris designados. São 63 defensores públicos dedicados a essa função”, afirmou Camila.
A defensora também ressaltou o compromisso da instituição com a transparência e a inovação na gestão pública. Ela comentou sobre os avanços que colocam a Defensoria entre as mais bem avaliadas do Brasil em critérios de governança.
“Estamos focados em transparência, eficiência e inovação. Antes, a Defensoria tinha uma nota de 38,2 da Tricom. Hoje, estamos próximos de 100% e provavelmente receberemos o selo diamante, o que confirma a importância da transparência e da eficiência no serviço público”, destacou.
Camila ainda lembrou que a Defensoria tem ampliado sua presença em debates nacionais, incluindo questões de justiça climática, reafirmando sua missão de defender populações vulneráveis.
“Discutir justiça climática é crucial para nossos públicos vulneráveis, pois eles geralmente são os mais afetados. A Defensoria Pública está aqui para mostrar sua relevância, valorizar sua missão e garantir os direitos das populações que necessitam ser incluídas nesse importante contexto”, completou.
E aí, o que você acha desse avanço da Defensoria Pública em suas atuações? Deixe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments