O Complexo Penitenciário Tremembé, localizado no Vale do Paraíba, interior de São Paulo, ganhou o título de “presídio dos famosos”. Essa fama decorre do fato de abrigar presos envolvidos em crimes de grande repercussão nacional, que poderiam, teoricamente, ser vítimas de violência em outras penitenciárias. Entre os detentos estão figuras conhecidas como Suzane von Richthofen, os irmãos Cravinhos, Elize Matsunaga e Alexandre Nardoni.
A notoriedade do local aumentou com a série da Prime Video, que aborda a vida de diversos criminosos, apresentando o cotidiano dos detentos e os crimes que os levaram a cumprir pena nesta penitenciária.

Outros criminosos notáveis que estão detidos em Tremembé incluem Robinho, Fernando Sastre, Ronnie Lessa e Thiago Brennand. Até mesmo Lindemberg Alves e Roger Abdelmassih, que foram representados na série, continuam a cumprir pena no local.
Mudanças à vista em Tremembé
Recentemente, o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) confirmou que o presídio deve deixar de ser conhecido como a cadeia dos famosos. Em nota, a Corte informou que foi comunicada pela Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) sobre essa mudança iminente.
Fontes do sistema penitenciário revelaram que o governo de São Paulo pretende acabar com a fama associada ao local. A Penitenciária de Potim, situada a 43 km de Tremembé, é um dos destinos previstos para onde esses presos poderão ser transferidos.
“Estão esvaziando Potim e mandando para várias unidades. Tudo indica que alguns irão para lá”, afirmou uma fonte à reportagem.
Sobre a transferência dos presos, o TJSP explicou que a SAP pode agir sem a necessidade de autorização judicial para mover detentos entre suas unidades. A SAP, por sua vez, garantiu que as movimentações são realizadas conforme os padrões de segurança e disciplina estabelecidos.
Com essa nova fase para Tremembé, fica a expectativa: quais serão as consequências para os moradores e a imagem da penitenciária? Você tem alguma opinião sobre isso? Compartilhe nos comentários!

Facebook Comments