O presidente do Fórum Econômico Mundial, Børge Brende, fez um alerta importante durante sua visita a São Paulo. Em um evento realizado no dia 5 de novembro, ele destacou a necessidade de atenção a três possíveis bolhas nos mercados financeiros, sendo uma delas a relacionada à inteligência artificial (IA).

Brende enfatizou que, embora a tecnologia possa aumentar a produtividade, também representa uma ameaça real a empregos de escritório. Essa afirmação surge em um contexto onde as ações das empresas de tecnologia vêm despencando nas bolsas de valores ao redor do mundo, evidenciando a supervalorização do setor.

Bolha de IA preocupa

As ações de empresas de tecnologia sofreram uma queda significativa recentemente. Os altos investimentos em IA e a valorização excessiva de grandes empresas deixaram investidores apreensivos. Brende alertou que não estamos diante de um cenário de endividamento como o de agora desde 1945.

Ele destacou que as expectativas em relação à IA e os altos investimentos ignoraram preocupações com taxas de juros e inflação, resultando em instabilidades nos mercados financeiros.

A Inteligência Artificial está transformando o ambiente corporativo, e 62% dos executivos brasileiros já utilizam a tecnologia para aprimorar decisões e processos.
Tecnologia pode aumentar a produtividade, mas também pode ameaçar empregos.

IA pode ameaçar empregos

Em conversa com jornalistas, Brende afirma que as mudanças tecnológicas têm potencial de incrementar a produtividade, mas alertou: “Trabalhadores de escritório podem ser mais facilmente substituídos por essa IA.” Ele mencionou cortes recentes em empresas, como Amazon e Nestlé, como exemplos dessa tendência.

Ainda segundo Brende, a produtividade é a chave para impulsionar a prosperidade ao longo do tempo. Ele finalizou citando que isso possibilitaria melhores salários e uma sociedade mais próspera.

“Assim, você poderá pagar salários melhores às pessoas e terá mais prosperidade na sociedade.”

Børge Brende, presidente do Fórum Econômico Mundial, à agência Reuters

Reviravolta no mercado? Ações de tecnologia caem na bolsa

  • As ações de empresas de tecnologia enfrentaram quedas significativas no dia 4 de novembro.
  • Esta queda ocorre após as big techs revelarem resultados positivos, enquanto especialistas alertam sobre a “bolha de IA”.
  • Nos Estados Unidos, empresas como Nvidia, Amazon, Apple, Microsoft, Tesla, Alphabet e Meta tiveram queda nas suas ações no mesmo dia.
  • Analistas e líderes de bancos destacaram uma possível correção no mercado, indicando que os grandes investimentos ainda não retornaram o esperado.

É um momento crucial para acompanhar o desenvolvimento e os impactos da IA no mercado de trabalho e nas finanças. O que você pensa sobre essa questão? Sinta-se à vontade para compartilhar suas opiniões nos comentários.