Conselho Superior da Defensoria aprova regulamento de novo concurso para defensor público

Publicado:

A Defensoria Pública da Bahia (DPE/BA) deu um passo importante ao aprovar, por unanimidade, a regulamentação do IX Concurso Público para novos defensores. A decisão foi tomada na 238ª Sessão Ordinária do Conselho Superior, realizada na segunda-feira.

Uma das principais novidades do concurso é a reserva de 2% das vagas para a população quilombola. Além disso, o conteúdo programático foi ampliado, com a inclusão de novas disciplinas.

Outra mudança significativa é a retirada da cláusula de barreira. Antes, havia limitações para candidatos com deficiência, negros, indígenas e quilombolas no avanço para as fases seguintes. Agora, aqueles que atingirem as notas mínimas poderão seguir adiante, sem restrições.

A defensora pública geral e presidente do Conselho, Camila Canário, explicou a importância dessa alteração. “Derrubamos a cláusula de barreira, permitindo que não haja limitação no número de candidaturas desses grupos, desde que cumpram os requisitos de classificação”, afirmou.

Camila também destacou a relevância do novo concurso para a Defensoria. “O regulamento reafirma nosso compromisso de expandir os serviços da instituição, garantindo que mais pessoas vulneráveis tenham acesso à justiça”, explicou.

O concurso anterior teve a lista de aprovados esgotada com a convocação final de todos os candidatos. A sessão do Conselho Superior contou com a presença de importantes representantes da defensoria e da comunidade jurídica da Bahia.

O que você acha dessas mudanças para o concurso? Comente e compartilhe sua opinião!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Impunidade: Dois anos após atropelamento fatal, família de ciclista cobra justiça em Mucuri

Mucuri: A dor da perda se transformou em uma luta contra o esquecimento e a impunidade. Há mais de dois anos, a família...

Deputada Fabíola Mansur destaca legado e relevância de Joacir Góes durante homenagem no TJ-BA

Na cerimônia de entrega do Mérito Jurídico Ruy Barbosa, promovida pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA),...

VÍDEO: Jerônimo quebra protocolo, interrompe Macron e cobra tradução de discurso: “Não vamos entender a mensagem do presidente”

O governador Jerônimo Rodrigues quebrou o protocolo durante um evento nesta quarta-feira (5), em Salvador, ao interromper o presidente da França, Emmanuel Macron....