Desembargador Jatahy Fonseca Júnior destaca importância da Medalha Ruy Barbosa e fala sobre eleições no TJ-BA

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O desembargador Jatahy Fonseca Júnior, diretor-geral da Universidade Corporativa do Tribunal de Justiça da Bahia (Unicorp), ressaltou na terça-feira (5) a relevância histórica da Medalha Rui Barbosa e comentou sobre as eleições para a nova mesa diretora do TJ-BA, programadas para 19 de novembro.

No evento que comemorou os 176 anos de Rui Barbosa, Fonseca Júnior recordou que a medalha foi criada há 26 anos, durante a gestão de seu pai, o então presidente do Tribunal de Justiça. “O dia 5 de novembro ficará marcado na história. A medalha é conferida anualmente a uma personalidade que se destaca na cultura e no meio jurídico. Este ano, homenageamos Joaci Góes — um imortal, historiador e homem de inteligência rara”, afirmou.

O desembargador também mencionou a presença do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Kassio Nunes Marques, em sua primeira visita à Unicorp, onde recebeu a Medalha do Mérito Educacional Mário Albiani. “Foi um momento marcante para a história do tribunal e para o fortalecimento da educação como ferramenta de transformação”, completou.

Sobre o processo eleitoral do TJ-BA, Jatahy Fonseca Júnior confirmou sua candidatura à presidência do tribunal para o biênio 2026-2028. “Com 39 anos de magistratura e experiência em cargos relevantes, estou preparado para enfrentar esse desafio. O principal objetivo deve ser melhorar a prestação jurisdicional em primeira instância. Embora o segundo grau tenha excelência reconhecida, devemos olhar com mais atenção para os juízes e servidores que atuam na base”, afirmou.

Ele enfatizou a intenção de fortalecer as condições de trabalho e aumentar os recursos para as unidades de primeira instância. “Se for eleito e contar com a confiança dos meus colegas, meu objetivo é encerrar a gestão com uma grande vitória: aprimorar o funcionamento do primeiro grau de jurisdição e oferecer um serviço mais eficiente à população baiana”, concluiu o desembargador.

O que você acha das propostas do desembargador Jatahy Fonseca Júnior? Você acredita que mudanças na primeira instância podem impactar positivamente a Justiça na Bahia? Deixe sua opinião nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Reviravolta: companheiro de mulher encontrada morta no DF é solto

O caso da mulher de 23 anos encontrada morta na Quadra 105 do Recanto das Emas (DF) teve uma reviravolta na noite desta...

Ex-Jacuipense, Thiaguinho sofre acidente na BR-101; esposa ficou em estado grave

O atacante baiano Thiaguinho, do ABC, ficou ferido após um acidente na noite desta terça-feira (17) na BR-101, entre Canguaretama e Goianinha, no...

Serpro se pronuncia após servidor ser acusado de vazamento na Receita

Serpro coopera com PF em investigações sobre vazamentos de dados da Receita Federal envolvendo ministros do STF O Serviço Federal de Processamento de Dados...