O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, declarou nesta quinta-feira, 6 de novembro, que os riscos relacionados ao rompimento de barragens em Minas são coisa do passado. Isso aconteceu após o décimo aniversário do desastre em Mariana, onde a barragem da Samarco causou a morte de dezenove pessoas. O governador afirmou que todas as barragens em Minas estão sendo descomissionadas, assegurando que a cada dia o estado se torna mais seguro.

Zema também lembrou que em janeiro de 2026 completará sete anos do tragédia em Brumadinho, onde 270 pessoas perderam a vida devido ao rompimento da barragem da Vale. Ele comentou que o estado está cada vez mais preparado e mais seguro, prevendo a eliminação de riscos relacionados a essas estruturas.

O governador fez suas declarações antes do início da terceira edição do Minas Day – pré-COP30, um evento que visa apresentar soluções climáticas, tecnológicas e regulatórias desenvolvidas pelo estado. Ele ressaltou que, além de um compromisso com operações mais seguras, a presença de minerais raros, como lítio e nióbio, posiciona Minas Gerais como protagonista na transição energética.

“Minas Gerais foi o primeiro estado da América Latina e do Caribe a se unir à campanha global Race to Zero, que visa zerar as emissões de carbono. Nossa indústria tem uma das menores pegadas de carbono do mundo, e isso vai destacar Minas Gerais no cenário internacional”, afirmou Zema.

Após participar do evento no Rio de Janeiro, o governador se dirigiu a Passos (MG) para a inauguração da nova cervejaria do Grupo Heineken.

E você, o que pensa sobre a segurança das barragens em Minas? Compartilhe sua opinião!