Quem é coronel integrante de esquema que desviou R$ 748 mil de comida

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O tenente-coronel Omar Santos, de 63 anos, foi expulso do Exército Brasileiro pelo Superior Tribunal Militar (STM). Ele foi considerado culpado por fraudes em licitações que visavam fornecer alimentos às tropas entre 2001 e 2002, resultando em um desvio de R$ 748.356,94.

O esquema foi revelado durante a Operação Saúva, realizada pela Polícia Federal em 2006. Recentemente, o STM decidiu, de maneira unânime, pela perda do posto e da patente de Santos, com a sentença publicada em 24 de outubro.

O ministério público militar apoiou a decisão depois da condenação de Santos na Justiça Militar da União e da conclusão de um processo administrativo instaurado pelo Comandante do Exército. Na esfera penal, ele foi condenado a oito anos de reclusão, pena que teve confirmação pelo STM.

Impacto das Fraudes

As investigações revelaram um núcleo criminoso dentro do 12º B Sup, responsável pela manipulação de licitações. Esse grupo ajustava previamente os vencedores, extraviava documentos e recebia produtos abaixo da qualidade contratada. Além disso, realizava pagamentos antecipados e envolvia superfaturamento e propinas a militares.

Essas práticas causaram um grande impacto no patrimônio sob administração militar, prejudicando a operação logística essencial do Exército na Amazônia.

Em Brasília, o Ministério Público Militar também identificou um núcleo na Diretoria de Suprimentos do Exército que viabilizou as liberações indevidas de recursos, favorecendo os oficiais envolvidos com vantagens financeiras.

Consequências da Expulsão

O relator do caso no STM, ministro Leonardo Puntel, enfatizou que a conduta de Santos comprometeu a imagem e a credibilidade das Forças Armadas. Ele destacou que o processo administrativo garantiu o contraditório, a ampla defesa e seguiu o devido processo legal. As provas mostraram que Santos não poderia continuar no Exército.

Puntel ainda reforçou a importância de todos os oficiais manterem padrões de conduta que preservem a honra e o decoro militar. A expulsão de Omar Santos foi aprovada de forma unânime pelo Plenário do STM.

O Metrópoles não conseguiu contatar a defesa de Omar Santos, mas o espaço permanece aberto para esclarecimentos. Que tal compartilhar sua opinião sobre esse caso? Sinta-se à vontade para comentar.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Pastor em Três Graças, Enrique Diaz fala de religião: “Não é a minha”. Vídeo

Enrique Diaz discute a complexidade de interpretar o Pastor Albérico em Três Graças, novela de Aguinaldo Silva. O ator fala sobre como o...

Reino Unido endurece regras sobre IA após polêmica envolvendo Grok

Autoridades do Reino Unido anunciaram, na segunda-feira, 16 de fevereiro, um acordo sobre uma nova legislação voltada a chatbots de IA. O objetivo...

Monaco x PSG: saiba onde assistir ao clássico francês pela Champions

Atual campeão da Champions League, PSG visita Monaco em jogo de ida da fase de playoff do torneio continental. Conte pra gente nos comentários...