China retira proibição de importação sobre frango brasileiro após gripe aviária

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A China anunciou nesta sexta-feira (7) que irá retomar a importação de frango brasileiro. A decisão foi comunicada pela Administração Geral das Alfândegas do país (GACC) e acompanha o resultado de uma análise de risco relacionada a surtos de gripe aviária. A proibição, que estava em vigor desde 16 de maio, ocorre após um caso da doença registrado em um plantel em Montenegro, no Rio Grande do Sul.

Fontes informam que a decisão para liberar as importações foi tomada há mais de uma semana, mas aguardava uma reunião do Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais da China, que finalmente aconteceu na madrugada de sexta-feira no Brasil.

As exportações de produtos avícolas brasileiros para a China haviam sido suspensas em maio, seguindo um protocolo bilaterial em caso de surtos de gripe aviária. Em setembro, uma auditoria foi realizada em granjas no Brasil, com o objetivo de avaliar os controles sanitários e permitir a retomada das exportações.

Atualmente, a China é o principal mercado para o frango brasileiro, representando 13% das exportações deste produto. Em 2024, o Brasil enviou cerca de 561 mil toneladas de carne de frango para o país asiático, gerando aproximadamente US$ 1,288 bilhão em vendas, segundo o sistema de estatísticas de comércio exterior do agronegócio brasileiro.

Desde junho, o Brasil vinha buscando a retomada das exportações após ter restabelecido o status de país livre de gripe aviária, reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA). O protocolo entre Brasil e China estabelece que o país para de certificar as exportações em caso de surtos, e a validação para retomar as vendas dependia do reconhecimento da autoridade sanitária chinesa.

Além disso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um apelo pessoal ao presidente da China, Xi Jinping, para retomar a importação do frango brasileiro. O pedido foi feito em uma ligação em agosto, onde Lula enfatizou a importância do Brasil como principal fornecedor de pés de frango para a China, que movimenta cerca de US$ 1 bilhão anualmente.

O que você acha dessa decisão? Deixe seu comentário e compartilhe sua opinião.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Reino Unido determina leis mais rígidas à IA após brechas no funcionamento do Grok

O Reino Unido anunciou, em 16 de fevereiro de 2026, um endurecimento das regras para chatbots, após a polêmica envolvendo o Grok, IA...

Relatórios indicam que Rússia planeja ‘ataques massivos’ à Ucrânia, diz Zelensky

Meta descrição: Na Conferência de Segurança de Munique, líderes da Alemanha, da Polônia, da Finlândia e a Comissão Europeia se reuniram para discutir...

X (antigo Twitter) apresenta instabilidade na manhã desta segunda

A rede social X, antes chamada Twitter, apresentou instabilidade na manhã desta segunda-feira (16). Segundo o monitoramento Downdetector, foram registrados 3.792 relatos de usuários...