Nos dias 22 e 23 de outubro, os municípios baianos de Irará, Ouriçangas e Água Fria participaram de oficinas do projeto “Educação Inclusiva – todas as escolas são para todos os alunos”. Essa iniciativa, promovida pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), visa capacitar educadores das redes municipais para promover práticas pedagógicas inclusivas, focando na permanência e aprendizado de todos os alunos.
As atividades, que incluíram palestras e oficinas, foram conduzidas pela promotora de justiça Analizia Freitas, junto com a professora Ednei Garzeni e a pedagoga Iracema Lemos, integrantes do Centro de Apoio Operacional da Educação do MP-BA (Ceduc). O enfoque das capacitações foi em estratégias que garantem o acesso e a participação dos estudantes com deficiência, além de uma abordagem integral à saúde física e mental no ambiente escolar.
Os municípios contaram com o apoio das promotoras de justiça Lara Vasconcelos e Cintia Crusoé Guanaes. Os termos de cooperação foram formalizados em datas diferentes: Irará assinou em 15 de abril, Água Fria em 22 de abril e Ouriçangas em 18 de agosto.
As capacitações contaram com a presença de secretários municipais. Em Ouriçangas, estava a representante da Secretaria de Educação, Jailda Ribeiro, e o secretário de Ação Social, Adalton Ferreira. Irará participou com a secretária de Educação, Mariana de Menezes, e em Água Fria estavam presentes a secretária de Educação, Malucia da Silva, além da secretária de Ação Social, Cristiane Lima, e o secretário de Saúde, Júlio Cesar de Oliveira.
Cada município definiu uma escola-piloto para a implementação do projeto. Em Irará, as ações serão desenvolvidas na Escola Municipal Profª Alzira Martins Dantas de Oliveira. Ouriçangas optou pela Escola Municipal Lomanto Júnior, enquanto Água Fria implementará o projeto na Escola Municipal Dom Jackson Berenguer Prado.
O projeto de educação inclusiva traz um grande impacto para esses municípios. É uma oportunidade de reflexão sobre a importância da educação para todos. Queremos ouvir a sua opinião sobre essa iniciativa. Deixe seu comentário e participe da conversa!


Facebook Comments