Grupos internos do Vitória buscam candidatura de Marcone Amaral para disputa a presidente; decisão depende de aval

Publicado:

A disputa eleitoral no Esporte Clube Vitória está se definindo com os nomes que vão concorrer no dia 13 de dezembro. Um dos candidatos mais cotados é o deputado estadual Marcone Amaral (PSD), ex-atleta do clube e líder do Movimento Vitória SAF (MVSAF).

Fontes próximas ao Leão indicam que grupos de torcedores já apoiam Marcone, que pode se lançar oficialmente como candidato. O seu lançamento também dependerá da aprovação de figuras da política tradicional.

As lideranças do governo que têm influência interna no clube também estão envolvidas nas discussões sobre o candidato a ser escolhido. Marcone, ao confirmar sua candidatura, poderá atuar com apoio da política convencional, uma vez que é filiado ao PSD e mantém boas relações com a gestão do governador Jerônimo Rodrigues (PT).

Na última quinta-feira (6), após uma reunião do Grupo de Trabalho da SAF, Marcone recebeu a autorização formal para dialogar com potenciais investidores do Qatar, visando explorar parcerias estratégicas para o projeto da SAF.

Revelado pelo Vitória, Marcone teve uma passagem de sete anos pelo clube, entre 1994 e 2001, sendo tricampeão baiano e bicampeão da Copa do Nordeste. Naturalizado qatari, ele busca estabelecer contatos com o grupo Qatar Sports Investments, que possui o Paris Saint-Germain e outras equipes, frequentemente mantendo vínculos com a família real do Qatar.

O Grupo de Trabalho foi criado em setembro com a intenção de agilizar o processo da SAF, com a participação de membros da diretoria do Vitória, do MVSAF, do advogado André Sica e de consultorias especializadas.

ELEIÇÕES NO LEÃO

As eleições do Vitória acontecerão em 13 de dezembro, um sábado, após a última rodada do Campeonato Brasileiro. Elas definirão o próximo presidente e vice para o triênio de 2026 a 2028, além de novas vagas no Conselho Deliberativo e Fiscal.

Com a data se aproximando, as movimentações políticas estão aquecidas, já que as chapas podem ser inscritas até a próxima quinta-feira (13). Neste pleito, 18.977 sócios estão habilitados a votar, o maior número na história do clube. Para participar, é preciso estar associado há pelo menos 18 meses.

Até agora, José Guerra, da Frente Vitória Popular, e Rodrigo Santos, do Movimento Vitória de Verdade, já manifestaram suas pré-candidaturas. Em contato com o Bahia Notícias, na última segunda-feira (3), Fábio Mota, presidente do clube, preferiu não discutir a eleição, focando na permanência do Vitória na Série A do Campeonato Brasileiro.

“Não estou pensando em eleição. Meu foco é o Vitória no cenário nacional. Meu pensamento agora é vencer o Internacional na quarta-feira”, afirmou Mota.

Depois de vencer o Internacional, o Vitória saiu da zona de rebaixamento e enfrentará o Botafogo neste domingo (9), às 16h, no Barradão, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Leão tem um ponto a mais que o Santos, que está dentro do Z4.

E você, o que acha da possível candidatura de Marcone Amaral? Deixe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Uma constelação brilhante: Estrela de Março se prepara para fazer ‘seu melhor ano da história’

O Estrela de Março, tradicional clube de Salvador, atravessa um dos momentos mais importantes de sua trajetória. Fundado em 1961, o time conquistou...

Internacional x Bahia: Confira prováveis escalações, arbitragem, horário e onde assistir

O Bahia busca virar o jogo fora de casa ao enfrentar o Internacional no Beira-Rio, neste sábado...

Confira onde assistir a final entre Bahia e Vitória pela final do Campeonato Baiano Feminino

No próximo sábado (8), a tão aguardada final do Campeonato Baiano de Futebol Feminino acontece entre Bahia e Vitória. A partida será realizada...