CCJ da ALMG aprova reajuste controverso proposto por Zema para servidores

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou na noite desta segunda-feira (21/3) o Projeto de Lei (PL) 3.568/22, do governador Romeu Zema (Novo), que concede 10,06% de reajuste aos servidores estaduais, incluindo os da segurança pública.
 
O próximo passo será a análise pelas comissões de Administração Pública e de Fiscalização Financeira e Orçamentária. Se aprovado, o projeto segue para o plenário.  
Nesta segunda, apenas as propostas de emenda 1 e 5 foram analisadas. ???As demais propostas (2, 3, 4, 6 e 7) receberam opinião contrária exclusivamente por se tratarem de questões de mérito e que deverão ser discutidas por outras comissões???, ponderou o presidente da CCJ, deputado Sávio Souza Cruz (MDB).
 
Os cinco deputados que participaram das votações nominais se posicionaram a favor do projeto. Já Bruno Engler (PL) não estava presente em nenhuma delas. 

Alterações

No relatório, foi feita a unificação da data de reajuste desde 1º de janeiro de 2022, com efeitos retroativos, para todos os contemplados e não somente para algumas carreiras como constava no texto original.
Souza Cruz também incluiu as carreiras do Grupo de Atividade de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, que, segundo Zema, ficaram de fora do projeto por um equívoco. 

Manifestação

Mais cedo, as forças de segurança fecharam as duas pistas da MG-010, em frente à Cidade Administrativa, mesmo após a proibição pela Justiça. Horas depois, o trânsito foi liberado.
A categoria, em greve há um mês, pressiona o Executivo por recomposição salarial de 41%, previsto no acordo assinado ainda em 2019. Desse montante, somente 13% foram efetuados. 

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Onde a morte não é o fim da vida

  O Museu de Ciências Morfológicas (MCM) da UFMG é responsável pela extensão entre o estudo de células, embriões, tecidos e anatomia com toda a comunidade da capital. Fundado há 27 anos pela professora Maria das Graças Ribeiro, o museu é focado no ser humano, com a maioria da exposição sendo composta por materiais reais.

Chuva: Sete Lagoas registra alagamentos e pessoas desalojadas

O município de Sete Lagoas, na Região Metropolitana de BH, foi atingido por fortes chuvas no fim da tarde desta terça-feira (31/10). Há registro de moradores desalojados e alagamento em muitas avenidas. Segundo o Corpo de Bombeiros, uma pessoa chegou a ficar ilhada, porém, conseguiu sair do local sozinha.  Cerca de dez casas, localizadas no

Médico é preso por crime sexual no interior de Minas Gerais

Portal Gerais* Um médico, de 37 anos, foi preso em Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas, nesta terça-feira (31/10), suspeito de crime sexual ocorrido em Nova Serrana. Mandados de busca e apreensão também foram cumpridos. Conforme o delegado responsável pelo caso, Diógenes Caldas, as investigações tiveram início em maio deste ano. Uma paciente procurou a polícia