Estudantes baianos criam “Whey Protein” para cães e gatos e miram mercado pet em alta

Publicado:

Alunos do Colégio Estadual de Tempo Integral de Boquira, na Bacia do Paramirim, no sudoeste da Bahia, inovaram ao desenvolver um Whey Protein exclusivo para cães e gatos. Sob a orientação da professora Cássia Nascimento, os estudantes Pedro Emanoel e Débora Emes focaram em criar um suplemento adaptado à fisiologia animal.

Débora explica a motivação do projeto: “O Whey tradicional não é adequado para pets por conter açúcares, como a lactose, e adoçantes artificiais, que podem ser prejudiciais. Por isso, pensamos em uma versão livre de lactose, sem aditivos tóxicos e com aminoácidos balanceados.”

O mercado de nutrição pet está em expansão no Brasil. Segundo a Associação Brasileira de Empresas do Setor de Animais de Estimação (Abempet), o setor faturou R$ 75,4 bilhões em 2024. O Whey Protein Pet é voltado para cães e gatos que praticam atividades físicas, os mais velhos, após cirurgias e em casos de deficiências nutricionais.

“O suplemento pode ajudar na saúde muscular e no bem-estar dos animais. Com a orientação de um veterinário, é possível adaptá-lo às necessidades específicas de peso, idade e saúde. Também contribui para a imunidade, melhora a qualidade do pelo e aumenta a energia”, acrescenta Pedro.

A Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) informa que estudos e pesquisas feitas pelo grupo indicam que não há produto similar no Brasil. O projeto conta com o apoio da Secretaria da Educação e parcerias com o médico-veterinário Caio Lucas, além da Vigilância Sanitária da prefeitura de Boquira, que supervisiona o canil local.

A professora Cássia Nascimento, idealizadora do projeto, ressalta a importância da educação científica e empreendedora: “Inserir jovens no universo da ciência é investir em um futuro mais inovador, consciente e humano, onde o conhecimento se transforma em soluções reais.”

Esse projeto é um exemplo inspirador de como a criatividade e o conhecimento científico podem gerar impacto positivo no mercado e no bem-estar dos animais. Como você vê essa iniciativa? Deixe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Maternidade estadual registra nascimento de bebê número 12 mil no Sul da Bahia

No Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio, em Ilhéus, nasceu Iara Ághata, o bebê número 12 mil da unidade. A menina, que venceu o...

TJ-BA inicia fase piloto do sistema Eproc em comarca baiana para substituir gradualmente o PJe

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) lançou, nesta terça-feira (11), o Eproc, um novo sistema de processo judicial eletrônico que irá substituir,...

Enfermeiro é resgatado após carro cair em canal durante chuvas em Vitória da Conquista

Um enfermeiro passou por um susto em Vitória da Conquista quando seu carro caiu em um canal durante as fortes chuvas que atingiram...