Reprodução/Gov.br

Belém – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou que este é o momento de“impor uma nova derrota aos negacionistas” durante a abertura da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30). Ele também provocou países que financiam guerras, mas não participam do evento sobre defesa do meio ambiente, mencionando os Estados Unidos, liderados por Donald Trump.
Em seu discurso, Lula expressou: “A COP30 será a COP da verdade. Com a desinformação, os obscurantistas não apenas negam a ciência, mas também os avanços do multilateralismo. Eles controlam algoritmos, semeiam ódio, espalham medo e atacam instituições, ciência e universidades. É hora de derrotar os negacionistas.”
O governo está enfrentando desafios em sua luta contra as big techs e luta para regular as redes sociais no Congresso Nacional. Essa é uma prioridade importante para o governo, que busca evitar interferências nas próximas eleições. No entanto, essa questão encontra resistência em alguns grupos alinhados ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
No mesmo discurso, Lula criticou as nações que, enquanto financiam conflitos, não estão presentes na COP. Ele destacou que os EUA enviaram pacotes de ajuda ao conflito que somam US$ 130,6 bilhões entre janeiro de 2022 e junho de 2025, conforme dados do Instituto Kiel, um think tank da Alemanha que monitora o apoio internacional.
Quais assuntos você deseja receber?
![]()
Parece que seu navegador não está permitindo notificações. Siga os passos abaixo para habilitá-las:
1.
![]()
Mais opções no Google Chrome
2.
![]()
Configurações
4.
![]()
Notificações
5.
![]()
Os sites podem pedir para enviar notificações

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Facebook Comments