Milei não participará da cúpula do G20 na África do Sul

Publicado:

O presidente da Argentina, Javier Milei, decidiu não ir à cúpula do G20 que acontecerá este mês na África do Sul. Em seu lugar, o país enviará o ministro das Relações Exteriores, Pablo Quirno. A decisão vem logo após o anúncio do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de que não comparecerá ao encontro.

A ausência de Milei e a participação de Quirno foram confirmadas por fontes do Ministério das Relações Exteriores argentino, que não explicaram os motivos por trás da escolha. Por sua vez, Trump justificou sua não participação alegando que a África do Sul está cometendo abusos de direitos humanos contra a minoria branca africâner. Ele afirmou que os africâneres estão sendo massacrados e que suas propriedades estão sendo confiscadas ilegalmente.

Trump também criticou a escolha da África do Sul como sede do G20, chamando a situação de uma “vergonha completa”. Além disso, ele manifestou o desejo de que os Estados Unidos sejam a sede da edição do G20 em 2026, destacando que a participação americana será retomada apenas quando cessarem os abusos denunciados.

Desde que assumiu a presidência argentina em dezembro de 2023, Milei tem mostrado grande aproximação com os EUA, tendo viajado 14 vezes para o país, sendo sete delas só em 2025. Para ele, os Estados Unidos e Israel são seus principais aliados na política internacional.

E você, o que pensa sobre essa decisão de Milei e a postura de Trump? Deixe sua opinião nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Safari humano: italianos são investigados por pagar para atirar em civis e crianças em Sarajevo

A Procuradoria de Milão está investigando turistas italianos suspeitos de pagar até € 100 mil (cerca de R$ 611 mil) para participar de...

Mais de 30 pessoas morrem em acidente de ônibus no Peru

Um grave acidente no sul do Peru deixou pelo menos 37 mortos e 24 feridos nesta quarta-feira. Um ônibus de dois...

Câmara de Representantes vota pelo fim do ‘shutdown’ mais longo da história dos EUA

Após seis semanas de paralisação, a Câmara de Representantes dos Estados Unidos se prepara para encerrar o fechamento do governo. A votação acontece...