Jeffrey Epstein disse em e-mail que Jair Bolsonaro “é o cara”

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Em meio a aproximadamente 20 mil páginas de documentos do milionário e criminoso condenado Jeffrey Epstein, que faleceu em 2019, surgem menções ao presidente Lula e ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Em uma mensagem de 2018, Epstein descreve Bolsonaro como “o cara” ou “pra valer”.

No mesmo conjunto de e-mails, Epstein afirma ter conversado com Lula enquanto o presidente estava preso em Curitiba, no ano de 2018. Essas comunicações foram divulgadas por parlamentares do Partido Democrata na Comissão de Supervisão da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos.

As referências a Lula e Bolsonaro foram encontradas em um dos arquivos disponibilizados pela Comissão. A informação foi confirmada pela coluna, que verificou a presença desse conteúdo no material compartilhado.

A primeira citação a Lula ocorreu em 21 de setembro de 2018, às 6h33. Na mensagem, Epstein comenta: “Chomsky me ligou com Lula, da prisão. Que mundo”. Noam Chomsky, o conhecido linguista e filósofo americano, tinha um relacionamento público de amizade com Epstein e visitou Lula no dia 20 de setembro, quando ele estava encarcerado.

Na época da suposta conversa entre Lula e Epstein, os escândalos de exploração sexual ligados a Epstein já eram conhecidos, mas não tinham ganhado a proporção que teriam mais tarde, especialmente após reportagens do Miami Herald em novembro de 2018.

A coluna tentou contatar a Secretaria de Comunicação da Presidência e a assessoria de Jair Bolsonaro para obter comentários, mas ainda não recebeu resposta. O espaço permanece aberto para esclarecimentos.

“Bolsonaro is the real deal”

Nos documentos, há também uma nota mencionando Jair Bolsonaro, enviada no mesmo dia, 21 de setembro de 2018, às 11h55. O texto diz apenas: “Bolsonaro is the REAL deal”, o que pode ser traduzido como “Bolsonaro é pra valer”.

Assim como no caso de Lula, não está claro quem recebeu essas mensagens de Epstein.

Procurada, a Secretaria de Comunicação da Presidência da República informou, que “a informação não procede”. “A citada ligação telefônica nunca aconteceu”, disse a Secom, em nota.

A assessoria de Jair Bolsonaro também não comentou. O espaço segue aberto.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Veículo apreendido era a última peça de esquema de clonagem que já tinha dono preso, diz delegado

Itamaraju registrou a apreensão de uma caminhonete Fiat Strada com fortes indícios de clonagem na manhã deste domingo (28). A ação, realizada pela...

Preso que fez refém durante ‘saidinha’ foi localizado por sinal emitido pela tornozeleira eletrônica

Um detento condenado por latrocínio, que cumpria pena em regime provisório e estava em saidinha temporária de fim de ano, foi preso em...

Casal de turistas se manifesta após agressão em Porto de Galinhas

Um casal de turistas de Mato Grosso foi agredido em Porto de Galinhas, no litoral de Pernambuco, após questionarem o valor cobrado pelo...