NASA lança primeira missão a Marte em 5 anos

Publicado:

A missão ESCAPADE da NASA, com destino a Marte, decolou nesta quinta-feira, às 17h57, no horário de Brasília, a bordo do foguete New Glenn da Blue Origin. O lançamento ocorreu na Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida, após dois adiamentos, sendo o último devido a uma explosão solar.

Esse foi o segundo lançamento do maior foguete da empresa de Jeff Bezos e marca o início da longa jornada da ESCAPADE em direção ao planeta vermelho. Esta é a primeira missão para Marte a ser lançada em mais de cinco anos, desde que a NASA enviou o rover Perseverance e o helicóptero Ingenuity em 30 de julho de 2020.

Como foi o lançamento?

O foguete foi lançado do Complexo de Lançamento 36 na Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral. O voo ocorreu conforme o planejado, com o corte do motor principal e a separação dos estágios ocorrendo cerca de três minutos após a decolagem.

O segundo estágio do foguete seguiu em frente para levar a ESCAPADE ao espaço, enquanto o primeiro estágio iniciou seu procedimento de pouso no navio de recuperação da Blue Origin, que estava a aproximadamente 604 quilômetros de distância, no Oceano Atlântico.

Cerca de sete minutos após o lançamento, enquanto o foguete reentrava na atmosfera terrestre, três de seus sete motores foram religados. Dois minutos depois, ele realizou um pouso vertical na balsa. Essa é a segunda empresa a conseguir isso, atrás apenas da SpaceX, que alcançou o feito com o Falcon 9.

ZKs9MiKpqFxaxiqEvaQrTH 1200 80.png

Como será a missão?

A espaçonave da Blue Origin leva a missão ESCAPADE (Exploradores da Fuga e Dinâmica do Plasma Marciano), composta por dois satélites gêmeos construídos pela Rocket Lab e coordenados pela Universidade da Califórnia em Berkeley: as sondas Blue e Gold.

new glenn NG 2 plano de voo
Plano de voo da missão NG-2, primeiro voo operacional do foguete New Glenn da Blue Origin.

O objetivo da missão é investigar como o vento solar interage com o campo magnético e a atmosfera superior de Marte. Compreender essa relação pode explicar por que o planeta perdeu a maior parte de sua atmosfera original e como isso impactou suas condições para a vida.

De acordo com o pesquisador Rob Lillis, os dados obtidos também vão ajudar a prever tempestades solares que possam representar risco a astronautas em futuras missões. “Faremos medições de clima espacial necessárias para que possamos prever tempestades solares cuja radiação poderia prejudicar os astronautas na superfície de Marte ou em órbita”, afirmou ele.

Diferentemente de outras missões dedicadas a Marte, a ESCAPADE foi lançada na janela ideal para ir ao planeta. Em vez de seguir uma rota direta, irá passar cerca de um ano próximo ao ponto de Lagrange L2, entre a Terra e o Sol, fará um sobrevoo da Terra em 2026 e ajustará sua trajetória para chegar a Marte em 2027. A conferência acontecerá por cerca de 11 meses.

E você, o que acha dessa missão e sua importância para a exploração espacial? Compartilhe suas opiniões nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Tesla convoca recall de sistema de energia doméstica nos EUA; saiba motivo

A Tesla está realizando um recall de cerca de 10,5 mil unidades do sistema de armazenamento de energia Powerwall 2. Esse recall abrange...

Motorola Edge 60: smartphone com espaço de sobra e desconto de Black Friday

Ter espaço de sobra no celular é fundamental para quem gosta de armazenar fotos, vídeos e aplicativos. Com a Black Friday se aproximando,...

Elétricos de luxo em crise: vendas despencam e montadoras paralisam produção nos EUA

A Ford, que antes tinha grandes expectativas com sua picape elétrica F-150 Lightning, agora se depara com um cenário desolador. Desde...