Síria vai combater o Hamas e Hezbollah após queda de Assad

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Ali Haj Suleiman/Getty Images

Imagem colorida mostra o novo presidente da Síria - Metrópoles
Imagem mostra o novo presidente da Síria, Ahmed al-Sharaa. – Foto: Ali Haj Suleiman/Getty Images

Com a recente queda de Bashar al-Assad, a Síria se prepara para mudar seu foco militar. O país agora pretende atuar no combate a grupos armados que anteriormente eram apoiados por Damasco, como o Hamas e o Hezbollah. A novidade foi anunciada por Tom Barrack, enviado especial de Donald Trump para assuntos sírios.

A declaração veio após uma reunião entre Trump e o novo presidente da Síria, o ex-jihadista Ahmed al-Sharaa, na Casa Branca. Barrack destacou que Damasco irá ajudar efetivamente na luta contra os remanescentes do ISIS e outras forças consideradas terroristas, incluindo a Guarda Revolucionária Islâmica.

“Damasco agora nos ajudará ativamente a confrontar e desmantelar os remanescentes do ISIS, da Guarda Revolucionária Islâmica, do Hamas, do Hezbollah e de outras redes terroristas”, afirmou Barrack.

Até a ascensão de al-Sharaa, o antigo regime de Assad mantinha laços complicados com grupos como o Hezbollah, e sua relação com o Hamas era marcada por oscilações. Agora, com a nova liderança, a Síria busca estreitar laços com países do Ocidente, até então considerados adversários.

Como você vê essa mudança na postura da Síria? Deixe seu comentário e compartilhe sua opinião sobre o novo cenário no Oriente Médio.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Bacabal: bombeiros homenageiam cadela morta em buscas a crianças. Veja vídeo

Uma cadela do Corpo de Bombeiros do Ceará, chamada Iara, morreu durante uma missão de busca em Bacabal, Maranhão, enquanto auxiliava nas operações...

Jusmari Oliveira faz agradecimentos durante Lavagem do Bonfim e ressalta avanço do VLT

A secretária de Desenvolvimento Urbano da Bahia, Jusmari Oliveira, afirmou que a caminhada da Lavagem do Bonfim deste ano teve como objetivo agradecer...

Magoado, Lewandowski recebe homenagem de secretários do MJ

O ex-ministro Ricardo Lewandowski deixou o Ministério da Justiça e Segurança Pública após divergências com colegas da Esplanada. Segundo apurou a coluna, secretários...