Os preços do petróleo subiram nesta sexta-feira, 14 de novembro, após um ataque com drones da Ucrânia a um porto e uma refinaria na Rússia. O barril tipo Brent, negociado em Londres para entrega em janeiro, teve alta de 2,19%, alcançando 64,39 dólares. Enquanto isso, o barril West Texas Intermediate (WTI), que também teve seu contrato de dezembro, subiu 2,39%, indo para 60,09 dólares.
O ataque ocorreu em Novorossiysk, uma cidade portuária estratégica na costa do Mar Negro. De acordo com Robert Yawger, da Mizuho USA, esse incidente foi o principal fator que movimentou os preços do mercado. As autoridades locais confirmaram que uma refinaria de petróleo foi danificada durante o ataque. Novorossiysk é crucial para os envios de petróleo russo e exportações de hidrocarbonetos do Cazaquistão, o que tem impactos diretos nos preços do petróleo.
Apesar do aumento, Yawger comentou que o impacto na oferta de petróleo russo pode não ser tão significativo e que a situação pode ser vista como uma oportunidade para especuladores apostarem em mais alta nos preços. Além disso, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e a Agência Internacional de Energia (AIE) divulgaram recentemente relatórios que preveem uma produção superior à demanda até 2026. Essas projeções previamente divulgadas pela Opep causaram uma queda nos preços na quarta-feira.
Barbara Lambrecht, do Commerzbank, ressaltou que, embora os preços possam continuar em queda devido ao medo de excesso no mercado, uma recuperação pode ser observada na próxima semana, em resposta ao aumento do risco.
O que você acha dessas oscilações nos preços do petróleo? Deixe seus comentários e compartilhe suas opiniões!

Facebook Comments