A Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) comemorou nesta sexta-feira a decisão dos Estados Unidos de suspender tarifas sobre alguns produtos agrícolas, incluindo a carne brasileira. Em nota, a Abiec destacou que essa medida fortalece o diálogo técnico entre os dois países e reafirma a relevância da carne do Brasil, reconhecida pela qualidade e contribuição para a segurança alimentar global.

Os Estados Unidos são o segundo maior mercado para a carne bovina brasileira, com um papel significativo nas exportações. Desde a implantação das tarifas em junho, os preços da carne nos EUA dobraram, com o café também apresentando um aumento de 40%.

O Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) também se manifestou, ressaltando que o Brasil enfrenta duas tarifas: uma base de 10% e uma adicional de 40%, referente ao Artigo 301. A diretoria do Cecafé destacou a importância de entender se a suspensão se aplica a ambas ou apenas à tarifa base, e que está em contato com autoridades americanas para esclarecer a situação.

No decreto assinado por Donald Trump, foi determinado que as mudanças se aplicam a mercadorias importadas para consumo a partir das 00h01 do dia 13 de novembro de 2025. A expectativa é que os preços dos produtos brasileiros nos Estados Unidos diminuam com essa nova medida.

E você, o que acha dessa suspensão? Deixe sua opinião nos comentários.