Congresso rejeita anistia ampla para atos de 8 de janeiro, aponta pesquisa

Publicado:

Uma pesquisa divulgada pelo Ranking dos Políticos mostra que a maioria dos congressistas não está disposta a aprovar uma anistia ampla para os envolvidos nos atos de 8 de janeiro. De acordo com o levantamento, 48,2% dos senadores e 36,5% dos deputados acreditam que “não será aprovada nenhuma medida” relacionada ao assunto.

Entre os deputados, 7,5% contam com a possibilidade de aprovação de uma anistia ampla ainda em 2025, enquanto 12,1% veem essa chance para 2026. No Senado, os números são bem mais baixos: apenas 3,7% acreditam que isso pode ocorrer este ano e 7,4% até 2026.

A alternativa mais viável, segundo os parlamentares, é a redução de penas. Para 2025, 13,1% dos deputados e 3,7% dos senadores consideram essa medida factível. Já em 2026, os percentuais aumentam para 18,7% e 29,6%, respectivamente.

O resultado da pesquisa aponta um Congresso dividido, mas com uma postura majoritária de cautela, especialmente em relação ao perdão total. Qualquer mudança que venha a ocorrer deverá ser gradual e focada em flexibilizações pontuais, em vez de uma anistia ampla.

A pesquisa foi conduzida entre 21 e 31 de outubro, utilizando um questionário estruturado. Participaram 107 deputados de 20 partidos e 27 senadores de 12 siglas, respeitando a proporcionalidade das bancadas, incluindo membros da base governista, da oposição e independentes. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.

O que você acha dessas perspectivas sobre a anistia? Comente sua opinião e participe da discussão!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Trump anuncia que EUA fará novos testes nucleares após três décadas

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, comunicou nesta sexta-feira, enquanto estava a bordo do Air Force One, que...