Metrô de SP aumenta assentos preferenciais por conscientização; entenda

Publicado:

O Metrô de São Paulo está adotando uma iniciativa especial para destacar a importância da empatia no transporte público. Em comemoração ao Dia Mundial da Gentileza, celebrado em 13 de novembro, a companhia transformou todos os lugares de três composições das linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha em assentos preferenciais.

Essa ação, que vai durar durante todo o mês de novembro, busca conscientizar os passageiros sobre a importância do respeito e da convivência harmoniosa.

Cerca de 240 placas foram modificadas nos trens envolvidos na campanha
Cerca de 240 placas foram modificadas nos trens envolvidos na campanha (Imagem: Alf Ribeiro/Shutterstock)

A mudança inclui a substituição das tradicionais placas de assentos prioritários por sinalizações com as cores dos lugares comuns. Essas novas placas têm setas indicativas e a mensagem: “Durante o Mês da Gentileza, lembramos: quando todos os assentos estão ocupados, todos os assentos são preferenciais. Seja gentil.”

O intuito é que os passageiros compreendam que a prioridade não deve ser ditada apenas pela sinalização, mas sim pela sensibilidade sobre quem realmente precisa do lugar.

Sinalização renovada no metrô de São Paulo

Segundo o Metrô, aproximadamente 240 placas já foram modificadas nos trens participantes da campanha. Além disso, a mensagem também é veiculada em painéis digitais nas estações, nos monitores da TV Minuto e por meio de mensagens sonoras. Uma delas pergunta: “Qual é a cor do assento preferencial? Faz diferença? Se você for gentil, todos os assentos são preferenciais.

A campanha, idealizada pela agência Jotacom, utiliza princípios da ciência do comportamento. O objetivo é estimular mudanças duradouras e mostrar que pequenos gestos podem melhorar a convivência de milhões de pessoas que usam o sistema diariamente.

Metrô de São Paulo
Pela lei, 10% dos assentos precisam ser destinados a passageiros com prioridade (Imagem: Anderson Reis/Shutterstock)

O Metrô espera que essa iniciativa inspire mais passageiros a adotar a gentileza como uma prática permanente. Oferecer o assento, independentemente da cor ou da placa, pode ser o gesto que transforma a experiência de quem realmente precisa.

A empresa ressalta que, por lei, 10% dos assentos devem ser destinados a passageiros com prioridade. Porém, o Metrô já oferece mais lugares do que o mínimo exigido.

Entretanto, uma pesquisa de comportamento realizada em 2025 revelou que desrespeitar os assentos preferenciais é uma das atitudes que mais incomoda os usuários. O estudo mostrou que 51% dos passageiros afirmam que essa violação acontece constantemente.

Homem cedendo lugar no metrô para uma mulher grávida
Ideia é fomentar a gentileza, para que a atitude se torne hábito (Imagem: maroke/Shutterstock)

Comportamentos que mais incomodam no transporte

A mesma pesquisa destacou outras práticas que dificultam a circulação nos trens e plataformas. Os comportamentos que mais geram reclamações são:

  • Não esperar os outros saírem antes de entrar;
  • Ficar parado na porta e bloquear a passagem;
  • Empurrar para embarcar ou desembarcar;
  • Tentar embarcar após o sinal de fechamento das portas.

Mais de 60% dos entrevistados afirmaram que essas situações são recorrentes no dia a dia.

E você, o que pensa sobre essa iniciativa do Metrô? Acredita que ações como essa podem mudar o comportamento dos passageiros? Comente!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Passa muito tempo em frente a telas? Cadeira de escritório confortável com oferta de Black Friday

Se você passa horas em frente a telas, sabe como uma boa cadeira faz a diferença no conforto e na produtividade. Agora, durante...

Fim da era Tim Cook está próximo? Apple acelera discussões sobre novo CEO

A Apple está se preparando para a sucessão de Tim Cook, que pode deixar o cargo de CEO em 2026. Informações...

Estudo aponta que emissão de CO? por conta de combustíveis fósseis baterá recorde em 2025

Um novo relatório do Global Carbon Budget revela que as emissões de CO2 provenientes de combustíveis fósseis irão atingir seu pico...