Há 30 anos, Simone entrava para a história com o hit que dá o tom do Natal dos brasileiros… e o que você fez?

Quem diria que um jovem britânico e fundador dos Beatles, conhecido por suas mensagens de paz, seria a alma do Natal de tantos brasileiros? A canção “Happy Xmas (War Is Over)”, de John Lennon e Yoko Ono, ficou famosa no mundo todo, mas é a versão em português que conquistou o coração do Brasil, especialmente na interpretação de Simone, uma artista da Bahia, que fez dela um clássico natalino desde 1995.

O hit tomou conta do Brasil há 30 anos, e em 2024, estreia seu primeiro clipe, quase três décadas após seu lançamento. A versão traz uma mensagem de amor e união, transformando a data em um momento de reflexão sobre o ano que passou e o que podemos fazer em seguida.

A letra original, criada em 1971, foi escrita como um protesto contra a Guerra do Vietnã. No Brasil, a canção ganhou um tom mais fraternal, focando no espírito natalino. “E então, o que você fez?” é uma pergunta que provoca reflexão sobre nossas atitudes durante o ano.

Simone é para o Natal brasileiro o que Mariah Carey é para os Estados Unidos. Enquanto os americanos repetem suas canções favoritas, os brasileiros colocam Simone em suas playlists, relembrando a canção que embala as celebrações.

filhos%20da%20feira%201%20(37)

Além de ser um marco, Simone lançou o primeiro CD natalino do Brasil. Antes dele, as festas eram embaladas por canções em inglês. O CD “25 de Dezembro”, que é referência ao seu aniversário, vendeu mais de 1,5 milhão de cópias em um mês e trouxe outros sucessos como “Bate O Sino” e “Noite Feliz”.

Outros artistas, como Xuxa e Roupa Nova, também seguiram seu exemplo. Até 2011, o álbum tinha superado 1,2 milhões de cópias vendidas.

No Brasil, “Então É Natal” tem sido alvo de piadas, principalmente por sua execução excessiva em lojas e rádio. Um caso curioso aconteceu em 2013, quando uma fake news dizia que o Superior Tribunal de Justiça iria censurá-la comercialmente. Simone, que lamentou essa passagem, defendeu a canção dizendo que era uma homenagem a John Lennon, um ícone da paz.

“É lamentável que uma geração que não conhece minha história critique”, afirmou a artista em entrevista. Segundo ela, a música tocou tanto que acabou se tornando uma piada para alguns.

No entanto, “Entãp É Natal”, assim como a vinheta “Um Novo Tempo” da Globo, se tornaram clássicos nas festas de fim de ano. A nova geração também tem abraçado a canção, que é a mais tocada da artista no Spotify.

A música oferece uma sensação de dever cumprido, mesmo com os desafios que o novo ano traz. Ela nos lembra de promessas a serem feitas, mesmo que muitas vezes acabem esquecidas.

Então, vamos firmar um acordo? Após o dia 25 de dezembro, que tal dar espaço para que novos ouvintes conheçam mais sobre Simone, que tem uma carreira cheia de sucessos além de “Então É Natal”? Com mais de 30 discos lançados, a artista é uma das maiores vendedoras da década de 80.

Ela conta com 821 gravações cadastradas, segundo levantamento do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição. “Entãp É Natal” é a terceira mais executada no Brasil, ficando atrás de outros clássicos como “Iolanda” e “Lenha”.

Após as festas, aproveite para explorar mais do repertório de Simone, como “O Amanhã”, “Começar de Novo” e “Separaçã”, uma colaboração com Péricles. Essa é a verdadeira essência do Natal para os brasileiros nos últimos 30 anos.

Se você tem uma lembrança especial relacionada a alguma música de Natal, compartilhe nos comentários! Adoraria saber o que isso significa para você.

Facebook Comments

ARTIGOS RELACIONADOS