GP do Catar terá limite de 25 voltas por pneu na F1; entenda

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Fórmula 1 e a Pirelli anunciaram que, para o GP do Catar, todos os pneus terão um limite de 25 voltas. Essa nova regra, valida pela FIA, visa criar uma corrida que exige, no mínimo, duas paradas nos boxes. A mudança responde à preocupação com o desgaste elevado dos pneus no circuito de Losail, observado nas últimas temporadas.

Esse limite será aplicado durante todo o fim de semana. Assim, cada conjunto de pneus será monitorado nas sessões de treinos, classificações e na corrida. Apenas as voltas de formação e as completadas após a bandeirada não contam para essa quilometragem.

Pneu de F1 desgastado apos corrida

O desgaste dos pneus foi um tema central em 2024. Muitos pilotos relataram degradação extrema, especialmente no pneu dianteiro esquerdo, levando a stints no limite da segurança. O calor intenso também foi um desafio, tornando essa prova uma das mais criticadas do calendário.

A Pirelli analisou que os pneus estavam operando perto de sua capacidade máxima, aumentando o risco de fadiga. Para o próximo ano, a preocupação permanece, apesar das recentes mudanças nas zebras e áreas de escape no circuito.

Com uma corrida principal que tem 57 voltas, os pilotos precisarão fazer pelo menos duas paradas obrigatórias. Já a corrida sprint, mais curta, com apenas 19 voltas, não exigirá pit stops. As equipes também receberão um controle sobre a contagem de voltas restantes de cada conjunto de pneus usado.

Além do aspecto técnico, o GP do Catar traz uma carga competitiva significativa. A prova pode impactar a disputa pelo título entre Lando Norris, Oscar Piastri e Max Verstappen, dependendo dos resultados que ocorrerem em Las Vegas, que antecedem a corrida em Losail.

O GP do Catar está agendado para o dia 30 de novembro e será a penúltima etapa da temporada, seguida pela grande decisão em Abu Dhabi, no dia 7 de dezembro.

Quais são suas expectativas para essa corrida? Deixe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Opinião: “República do Dendê” amplia influência no Planalto, mas expõe Lula a experiências pouco frutíferas na Bahia

As razões para a saída de Ricardo Lewandowski do Ministério da Justiça e Segurança Pública já não são sigilosas. Desde a carta de...

STF bloqueia R$ 5,7 bilhões e PF apreende arma em operação contra Vorcaro. Veja vídeo

A segunda fase da Operação Compliance Zero, deflagrada nesta quarta-feira (14/1), intensificou o cerco judicial contra o banqueiro Daniel Vorcaro e o esquema...

O primeiro teste de fogo do novo ministro da Justiça de Lula

Wellington César Lima e Silva, recém-empossado, assume o Ministério da Justiça com a missão de conduzir pautas relevantes para o governo....