Um total de 47 animais, entre bovinos e suínos, foi resgatado em uma ação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Seabra, na Chapada Diamantina. Os animais eram transportados em condições precárias no compartimento de carga de um caminhão boiadeiro.
Segundo a PRF, o flagrante ocorreu na altura do Km 408 da BR-242. A ação teve início quando os policiais, que fiscalizavam o trecho, decidiram abordar um caminhão VW/24.280, com placas de Ibotirama, na região do Velho Chico, Oeste baiano.
Foto: Divulgação / PRF na Bahia
Aos policiais, o motorista, de 54 anos, contou que transportava bezerros e disse que não tinha a Guia de Transporte de Animal (GTA). O homem afirmou ainda que embarcou os animais na zona rural de Oliveira dos Brejinhos, também no Oeste, e os levaria para uma fazenda em Iraquara, na Chapada Diamantina. Na vistoria, os PRFs identificaram no compartimento de carga duas vacas, além de 12 bezerras, 29 bezerros e 4 porcos.
Os animais estavam amontoados. Devido ao confinamento, um porco foi a óbito. A suspeita é que o suíno tenha sido pisoteado por animais maiores. Um bezerro também foi encontrado morto. Alguns animais apresentavam cansaço e aparente desidratação. Ainda segundo a PRF, o motorista não tinha nenhum documento legal dos animais, como nota fiscal, guia de transporte e comprovação de vacinação.
A situação degradante em que se encontravam os suínos se enquadrou no crime de maus tratos de animal domesticado, previsto na Lei Ambiental, que prevê pena de reclusão de dois a cinco anos, além de multa e proibição de guarda.
O caso foi registrado na delegacia de Seabra e foi levado ao conhecimento da Adab [Agência de Defesa Agropecuária da Bahia].
Comentários Facebook