A aviação, responsável por 2,5% das emissões globais de carbono, enfrenta um desafio crescente, já que a previsão é que a demanda por voos dobre até 2040. Isso torna urgente a busca por alternativas ao querosene tradicional.

Uma dessas alternativas é o combustível de aviação sustentável (SAF), que, apesar do seu grande potencial, ainda representa menos de 1% do consumo mundial. Isso se deve ao alto custo e à oferta limitada.

Um estudo recente publicado na Nature Sustainability revela uma solução promissora: converter resíduos sólidos urbanos, incluindo lixo doméstico e frações orgânicas, em uma matéria-prima eficiente e de baixo carbono para a produção de SAF.

Imagem: Mimma Key/Shutterstock

Um avanço baseado em resíduos urbanos

  • Pesquisadores da Universidade Tsinghua e do Projeto Harvard-China analisaram o querosene produzido a partir de lixo urbano, utilizando gaseificação em escala industrial e a síntese Fischer-Tropsch.
  • De acordo com a análise de ciclo de vida, essa abordagem pode reduzir as emissões entre 80% e 90% em comparação ao combustível convencional.
  • Jingran Zhang, principal autor do estudo, afirma que transformar o lixo do cotidiano em combustível é um passo inovador para uma aviação mais limpa.
  • Contudo, a expansão dos sistemas de gaseificação ainda é um grande desafio técnico.
Avião voando no céu
Resíduos sólidos urbanos podem reduzir em até 90% as emissões do setor aéreo, segundo nova pesquisa (Imagem: Tookapic/Pexels)

Impacto potencial e desafios globais

O estudo sugere que o lixo urbano global poderia gerar até 50 milhões de toneladas de combustível por ano, diminuindo as emissões do setor em 16%. Com a adição de hidrogênio verde, a produção poderia alcançar 80 milhões de toneladas, suprindo até 28% da demanda mundial.

Para Michael B. McElroy, coautor do estudo, a ampliação dessa tecnologia vai exigir colaborações entre governos, produtores e companhias aéreas. Apesar das promessas, a expansão dependerá de políticas efetivas e incentivos que tornem o SAF viável economicamente.

Fumaça formando escrita CO2
Pressão por emissões zero acelera a corrida por combustível feito de lixo (Imagem: Marharyta Kovalchuk/Shutterstock)

O caminho para uma aviação mais sustentável pode estar mais próximo do que se imagina. E você, o que pensa sobre o uso de resíduos para produzir combustível? Deixe sua opinião nos comentários!