TRE-BA cassa mandato de vereadora do PSD de cidade do Norte baiano por acusação de fraude à cota de gênero

Publicado:

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) decidiu, na tarde de segunda-feira (17), pela cassação do mandato da vereadora Silaine Adriano do Nascimento Ramos, do PSD de Macururé.

Por cinco votos a dois, os desembargadores mantiveram a decisão já aplicada pela 158ª Zona Eleitoral, rejeitando o recurso apresentado pela defesa da vereadora.

A acusação gira em torno do descumprimento da norma de cota de gênero, que exige que 30% das candidaturas sejam de mulheres. O caso envolveu também a presidente do partido na cidade, que é irmã de Silaine.

Os desembargadores que votaram pela manutenção da cassação foram Moacyr Pitta Lima Filho, José Aras, Pedro Godinho, Maízia Carvalho e Maurício Kertzman. Com essa decisão, Silaine se torna a única ausente entre os nove legisladores do PSD na Câmara Municipal de Macururé.

Essa decisão levanta questões importantes sobre a participação feminina na política local. O que você acha dessa medida? Deixe seu comentário e compartilhe sua opinião.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Esclarecimento da Defesa em Caso de Agressão no Centro de Lajedão

Publicado: 18 Novembro 2025 A defesa de Thiago Felipe se manifestou em uma nota hoje sobre um incidente ocorrido na madrugada do...

Justiça determina demolição do CT das categorias de base do Palmeiras em Guarulhos; clube vai recorrer

A Academia de Futebol 2, o centro de treinamento das categorias de base do Palmeiras em Guarulhos...

PM apreende arma de fogo no bairro de Periperi, em Salvador

Policiais Militares da 18ª CIPM apreenderam uma arma de fogo e munições na tarde de segunda-feira (17) no bairro...