PF deflagra ação contra acusados de crime financeiro e imigração ilegal; três dos alvos moravam em Porto Seguro

Publicado:

A Polícia Federal (PF) realizou, na manhã desta quarta-feira, uma operação para desmantelar uma organização criminosa transnacional. O foco do trabalho foi em crimes financeiros, lavagem de dinheiro e imigração ilegal.

As investigações começaram em Porto Seguro, na Costa do Descobrimento, onde três dos investigados residiam. Posteriormente, durante a apuração, eles se mudaram para Roraima e Paraná.

A PF estima que o grupo movimentou cerca de R$ 9 milhões de atividades ilícitas, que incluíam o ingresso irregular de estrangeiros pela fronteira norte do país e tráfico de drogas. Segundo a polícia, o esquema utilizava “laranjas” que emprestavam contas bancárias para esconder a origem dos valores.

As contas eram utilizadas para disfarçar o trajeto do dinheiro, dificultando o rastreamento e permitindo uma circulação de recursos milionários. Intitulada Operação Venezuela, a ação cumpriu quatro mandados de busca e apreensão, autorizados pela Vara Especializada em Lavagem de Capitais da Justiça Federal em Salvador.

As operações ocorreram em Boa Vista (RR) e Curitiba (PR), onde os investigados mantêm atividades comerciais. Os envolvidos podem ser processados por organização criminosa e lavagem de dinheiro. O nome da operação se deve a um dos líderes do esquema ser venezuelano, responsável por atividades de lavagem de dinheiro através de uma casa de câmbio em Boa Vista.

O que você acha dessa situação? Deixe sua opinião nos comentários e vamos discutir!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Desembargador Josevando Andrade destaca prioridades ao assumir 1ª vice-presidência do TJ-BA

Nesta quarta-feira (19), o desembargador Josevando Andrade foi eleito 1º vice-presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). Em seu discurso, Andrade destacou...

Veja quem são vereador, ex-secretário e médicos presos acusados de desvios na saúde no Extremo Oeste baiano

Nove pessoas foram presas na segunda fase da Operação USG, que investiga um esquema de desvio de verbas da saúde pública em Formosa...

Demarcação de terra indígena na Bahia é oficializada na COP30 após anos de disputa e ataques contra pataxós

A Terra Indígena Comexatibá, localizada em Prado, no Extremo Sul da Bahia, teve sua demarcação reconhecida pelo Ministério da Justiça. A assinatura da...