Erika Hilton aciona PF com dossiês de estudantes sobre fraudes no Enem

Publicado:

A deputada federal Erika Hilton (PSol-SP) se manifestou sobre um possível vazamento de questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em suas redes sociais, a parlamentar anunciou que irá reforçar a denúncia ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) junto à Polícia Federal com dossiês organizados por estudantes. Esses documentos acusam um universitário de liberar questões muito semelhantes às do exame.

“Me solidarizo aos estudantes que, após meses ou anos se preparando para o ENEM, se depararam com um grave caso de vazamento. Meu mandato está oficializando a Polícia Federal e reforçando a denúncia já feita pelo Inep com as informações que recebemos desde segunda-feira, organizadas pelos próprios estudantes”, afirmou Erika no X.


O que está acontecendo

  • O surgimento da suspeita de vazamento ocorreu após uma live de Edclay de Souza Teixeira, realizada no YouTube cinco dias antes da prova de Ciências da Natureza, onde ele apresentou questões semelhantes às do exame.
  • Além da live, Edclay também disponibilizava PDFs com questões que poderiam aparecer no Enem. Usuários apontaram que ele teria acesso a materiais sigilosos que foram antecipados para alunos de seu curso de medicina.
  • Em uma das lives, ele expôs uma questão de Biologia com dados exatos de um item que ainda não havia sido aplicado no Enem.
  • Edclay defende sua atuação, afirmando que utiliza a engenharia reversa como metodologia de estudo e que as questões apresentadas são de “informações públicas” ou itens que ele já viu em outras provas.

Essa situação surgiu logo após o Ministério da Educação (MEC) anular três questões do exame e acionar a Polícia Federal. Erika reforçou a importância do Enem como um meio de democratização do acesso à faculdade, alertando que avaliações desse tipo não podem ser “sabotadas” por interesses pessoais.

A conduta de vazamento, segundo Erika, violaria o sigilo necessário, prejudicando a igualdade e a ética no Inep e no MEC. Para a deputada, não se pode aceitar que alguns alunos tenham vantagens desleais, afetando outros estudantes.

“Por isso, reforço em meu ofício a necessidade de investigações rápidas e responsáveis sobre os responsáveis e beneficiados, garantindo justiça a todos os estudantes”, destacou a deputada.

O deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) também se posicionou, relatando que recebeu diversas denúncias de estudantes sobre o vazamento. Ele classificou a fraude como um ataque à credibilidade do exame e anunciou que enviará um representante à Polícia Federal para solicitar uma investigação imediata.

E você? O que pensa sobre essa questão envolvendo o Enem? Deixe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Projeto antifacção eleva penas, cria novos crimes e amplia confisco de bens; confira algumas das principais mudanças

A Câmara dos Deputados aprovou, na noite de terça-feira (18), o projeto de Lei 5582/25, conhecido como antifacção. Com 370 votos a favor...

Maíra Cardi exibe rosto deformado após botox dar errado: ‘Olha que palhaçada’

A influenciadora Maíra Cardi passou por um procedimento de aplicação de toxina botulínica e não obteve o resultado desejado. Em um vídeo no...

Ivete Sangalo é confirmada como atração principal do Camarote Salvador no Carnaval de 2026

Ivete Sangalo acaba de adicionar mais uma data ao seu calendário de Carnaval. Além dos dois dias de Coruja, a artista foi confirmada...