Moraes citou fuga de Zambelli e Ramagem em decisão sobre Bolsonaro

Publicado:

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, destacou as fugas dos deputados Carla Zambelli (PL-SP) e Alexandre Ramagem (PL-RJ) em sua decisão sobre a prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro. A menção ocorreu na manhã deste sábado, 22 de novembro. Moraes também comentou que o filho de Bolsonaro, Eduardo (PL-SP), se mudou para os Estados Unidos em meio a atividades ilegais.

O ministro ressaltou que Zambelli, Ramagem e Eduardo Bolsonaro usaram a estratégia de fuga do país para evitar as penalidades legais. “Todos eles, condenados ou denunciados por este Supremo, tentaram se furtar da aplicação da lei”, afirmou Moraes.

Zambelli e Ramagem já possuem condenações no STF. No caso da deputada, o julgamento já transitou em julgado, ou seja, não cabe mais recurso. A condenação se deu por invasão dos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Ramagem, por sua vez, foi condenado por sua participação na tentativa de desestabilização das eleições de 2022, e seu julgamento ainda aguarda tratamento dos últimos recursos.

Atualmente, Zambelli encontra-se presa na Itália após ter fugido do Brasil. Ramagem, por sua vez, foi localizado nos Estados Unidos, e sua prisão preventiva já foi decretada por Moraes. A Polícia Federal deve solicitar sua inclusão na lista de fugitivos da Interpol em breve.

Bolsonaro descumpre medidas cautelares

Bolsonaro foi levado à Superintendência Regional da Polícia Federal no Distrito Federal na manhã deste sábado. O ex-presidente estava em prisão domiciliar desde 4 de agosto, medida que se tornou necessária devido a descumprimentos de regras, incluindo uma tentativa de violação da tornozeleira eletrônica na madrugada de hoje.

Moraes também mencionou o risco de que Bolsonaro pudesse se deslocar rapidamente até o Setor de Embaixadas Sul em Brasília, que abriga a embaixada dos Estados Unidos. “O condomínio do réu está a cerca de 13 quilômetros do Setor, uma distância que pode ser percorrida em cerca de 15 minutos de carro”, destacou o ministro.

As repercussões dessas ações ainda estão sendo acompanhadas, e a situação continua a chamar a atenção. O que você acha dessas decisões e do desdobramento dos casos? Sinta-se à vontade para compartilhar sua opinião nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Galvão Bueno abre o jogo e detalha doença que motivou internação 

O narrador e apresentador Galvão Bueno compartilhou detalhes sobre sua recente internação no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Ele ficou por uma...

Moraes pede sessão para que colegas votem sobre prisão de Bolsonaro

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, fez um pedido ao presidente da Primeira Turma, Flávio Dino, para agendar uma sessão...

Aliados de Bolsonaro repercutem prisão preventiva: “Perseguição”

A prisão preventiva de Jair Bolsonaro foi a pauta principal entre seus aliados, após a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo...